Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TERMINADA A MISSÃO DE APOIO HUMANITÁRIO E COMBATE À PIRATARIA NA SOMÁLIA
Fragata Corte-Real regressa a casa este sábado
Regressa à Base Naval de Lisboa, na manhã de sábado, 9 de Junho, o NRP Corte-Real que, após ter largado em 12 de Março, integrou no período de 26 de Março a 21 de Maio a Força Naval da União Europeia (EUNAVFOR), na Operação Atalanta. Neste âmbito recebe a bordo o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luís Esteves de Araújo e pelo Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante José Saldanha Lopes.
A participação da fragata Corte-Real nesta missão teve a duração de 90 dias, dos quais 57 foram em patrulha na área de operações, com uma taxa de navegação de cerca de 77%.
Das tarefas desempenhadas pelo navio português destacam-se as seguintes atividades:
- Escoltas a navios mercantes fretados pelo WorldFoodProgramme, que transportaram ajuda alimentar ao povo da Somália;
- Vigilância e patrulha no Corredor de Trânsito Internacional Recomendado (IRTC), no Golfo de Áden, costa Leste da Somália, estreito de Bab Al Mandeb e Mar Vermelho;
- Abordagens e vistorias a diversas embarcações suspeitas, com o objetivo de identificar eventuais indícios da prática de pirataria;
- Missões de reconhecimento e recolha de informações ao longo da costa da Somália, nos campos de apoio logístico piratas, nomeadamente através do helicóptero orgânico embarcado;
- Ações de cooperação técnico-militar com a Guarda Costeira das Seychelles, como contributo ao processo de envolvimento no combate à pirataria dos países localizados na área de operações;
O resultado desta missão foi positivo, sendo de salientar que durante o período em que o NRP Corte-Real esteve integrado na Força Naval da União Europeia, foram realizadas pela primeira vez ações de disrupção de campos pirata em terra, na costa da Somália, permitindo eliminar as bases logísticas de apoio aos grupos de piratas.
A fragata Corte-Real é comandada pelo Capitão-de-fragata João Paulo Silva Pereira, tem 196 homens e mulheres a bordo, incluindo um destacamento de helicóptero e duas equipas de fuzileiros do pelotão de abordagem.
Conta ainda com a presença a bordo de 5 oficiais da Marinha de Moçambique, que puderam observar os procedimentos e táticas de combate à pirataria na área de operações, contribuindo assim para o reforço dos laços de cooperação entre Portugal e Moçambique, designadamente no empenho em envolver as nações próximas da área de operações.
A União Europeia conduz neste momento, sob a égide das Nações Unidas e de acordo com a orientação da Política de Segurança e Defesa Comum uma operação militar – a Operação ATALANTA – com os objetivos de assegurar a proteção aos navios que transportam ajuda alimentar ao povo Somali no Âmbito do WorldFoodProgramme (WFP), e apoio logístico à AfricanUnionMission in Somalia (AMISOM) e ainda contribuir para o esforço militar na prevenção e repressão de atos de pirataria e de assalto à mão armada no mar.
Artigos relacionados: