Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Paquetes da companhia Hamburg-Süd
Tal como ainda hoje acontece com as viagens transatlânticas posicionais de navios de cruzeiros da Europa para a América do Sul e regresso, o Porto de Lisboa foi sempre uma importantíssima porta de saída e entrada associada aos navios de passageiros utilizados nas carreiras regulares entre a Europa e a América do Sul desde o arranque destes serviços na década de 1850 até ao seu desaparecimento no final dos anos oitenta do século XX.
Uma das companhias de navegação europeias mais destacadas nesta carreira foi a Hamburg-Süd, ainda hoje uma das mais importantes empresas armadoras da Alemanha e que até 1939 teve um papel importante no tráfego de passageiros e em cruzeiros.
Curiosamente em Lisboa a Hamburg-Süd tinha dois agentes de navegação separados, conforme se tratasse dos navios mais luxuosos ou daqueles mais modestos e destinados à emigração, como se pode observar do anúncio de saídas publicado no Jornal O Século, de Lisboa, no ano de 1937, que reproduzimos.
O paquete mais importante da Hamburg Süd era o famoso CAP ARCONA de 1927, frequentador assíduo do Tejo, com as suas três chaminés brancas e vermelhas, a última das quais era falsa. Os navios da Hamburg Süd rivalizavam com os melhores paquetes das companhias Royal Mail Lines, Cie Sud-Atlantique e companhia Itália.