Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Paquetes da companhia Hamburg-Süd

Tal como ainda hoje acontece com as viagens transatlânticas posicionais de navios de cruzeiros da Europa para a América do Sul e regresso, o Porto de Lisboa foi sempre uma importantíssima porta de saída e entrada associada aos navios de passageiros utilizados nas carreiras regulares entre a Europa e a América do Sul desde o arranque destes serviços na década de 1850 até ao seu desaparecimento no final dos anos oitenta do século XX.

Uma das companhias de navegação europeias mais destacadas nesta carreira foi a Hamburg-Süd, ainda hoje uma das mais importantes empresas armadoras da Alemanha e que até 1939 teve um papel importante no tráfego de passageiros e em cruzeiros.

Curiosamente em Lisboa a Hamburg-Süd tinha dois agentes de navegação separados, conforme se tratasse dos navios mais luxuosos ou daqueles mais modestos e destinados à emigração, como se pode observar do anúncio de saídas publicado no Jornal O Século, de Lisboa, no ano de 1937, que reproduzimos.

O paquete mais importante da Hamburg Süd era o famoso CAP ARCONA de 1927, frequentador assíduo do Tejo, com as suas três chaminés brancas e vermelhas, a última das quais era falsa. Os navios da Hamburg Süd rivalizavam com os melhores paquetes das companhias Royal Mail Lines, Cie Sud-Atlantique e companhia Itália.

Por Luís Miguel Correia