Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
AVEIRO
«Petróleo da ria» a partir de algas em fase de testes na Universidade
Não há petróleo na ria de Aveiro mas existem micro-algas que podem vir a ser usadas na produção de biodiesel. Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro estão desde o ano passado a estudar a possibilidade de aproveitar o óleo das "Chlorella vulgaris", uma das algas nativas da ria, para biocombustível.
O investigador Fernando Neto, do DEM, admite que "ainda há um longo caminho a percorrer" até ao dia em que o condutor possa optar pelo "petróleo da ria" numa qualquer estação de serviço, mas acredita que o óleo da alga tem potencialidades para - misturado com outros produtos - cumprir as normas europeias de forma a poder ser uma alternativa as plantas oliginosas, como o girassol e a soja, já usadas no biodiesel.
A utilização de microalgas pode trazer também outras vantagens para o ambiente. “Como as microalgas têm grandes necessidades, quer de C02, quer de compostos azotados, estamos a testá-las como depuradoras de águas que não estejam nas melhores condições”, acrescenta Margarida Coelho.
A investigadora salienta que outra das vantagens da utilização das microalgas da ria de Aveiro é que estas “não competem com culturas alimentares, como é o caso de outros produtos biológicos utilizados na produção de biocombustíveis, porque podem ser cultivadas em ambientes que estejam degradados”.
PROJECTO
Atenção ao preço
A viabilidade do projecto passa por o tornar competitivo no preço. Daí o trabalho de aperfeiçoamento dos processos de conversão. “O objetivo é concorrer com combustíveis fósseis”, diz Neto.
Espanha e França
O projeto da UA que tem a parceria das universidades espanholas de Vigo e de Almeria e da universidade francesa de Pool, está Inserido no Sudoeste Europeu, um programa financiado pela Comissão Europeia.
Pioneiro
As microalgas já são usadas na indústria farmacêutica e alimentar mas, em Portugal, é a primeira vez que está a ser testada para biodiesel.