Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

AVEIRO

«Petróleo da ria» a partir de algas em fase de testes na Universidade

Não há petróleo na ria de Aveiro mas existem micro-algas que podem vir a ser usadas na produção de biodiesel. Investigadores do Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro estão desde o ano passado a estudar a possibilidade de aproveitar o óleo das "Chlorella vulgaris", uma das algas nativas da ria, para biocombustível.

O investigador Fernando Neto, do DEM, admite que "ainda há um longo caminho a percorrer" até ao dia em que o condutor possa optar pelo "petróleo da ria" numa qualquer estação de serviço, mas acredita que o óleo da alga tem potencialidades para - misturado com outros produtos - cumprir as normas europeias de forma a poder ser uma alternativa as plantas oliginosas, como o girassol e a soja, já usadas no biodiesel.

A utilização de microalgas pode trazer também outras vantagens para o ambiente. “Como as microalgas têm grandes necessidades, quer de C02, quer de compostos azotados, estamos a testá-las como depuradoras de águas que não estejam nas melhores condições”, acrescenta Margarida Coelho.

A investigadora salienta que outra das vantagens da utilização das microalgas da ria de Aveiro é que estas “não competem com culturas alimentares, como é o caso de outros produtos biológicos utilizados na produção de biocombustíveis, porque podem ser cultivadas em ambientes que estejam degradados”.

PROJECTO

Atenção ao preço
A viabilidade do projecto passa por o tornar competitivo no preço. Daí o trabalho de aperfeiçoamento dos processos de conversão. “O objetivo é concorrer com combustíveis fósseis”, diz Neto.

Espanha e França
O projeto da UA que tem a parceria das universidades espanholas de Vigo e de Almeria e da universidade francesa de Pool, está Inserido no Sudoeste Europeu, um programa financiado pela Comissão Europeia.

Pioneiro
As microalgas já são usadas na indústria farmacêutica e alimentar mas, em Portugal, é a primeira vez que está a ser testada para biodiesel.
 

fonte