Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PORTO DA FIGUEIRA DA FOZ
Aberto concurso para concessionar Estaleiros Navais do Mondego por 20 anos
O Porto da Figueira da Foz abriu um concurso público para concessionar, pelo prazo de 20 anos, as instalações dos Estaleiros Navais do Mondego, actualmente em processo de insolvência, para actividades industriais de reparação naval e outras conexas.
O anúncio, publicado quarta-feira em Diário da República, foi revelado esta quinta-feira durante uma assembleia de credores dos estaleiros navais.
De acordo com o documento, a que a agência Lusa teve acesso, o critério de adjudicação, é a proposta economicamente mais vantajosa, estipulando as regras do concurso outros fatores, sujeitos a coeficientes de ponderação, como sejam a renda da concessão, investimento em edifícios e infraestruturas fixas - propriedade do Estado - mínimos de carga a movimentar no porto da Figueira da Foz durante o prazo da concessão e postos de trabalho nos primeiros 10 anos.
Em declarações à Agência Lusa, Azevedo Mendes, assessor jurídico da Administração do porto de Aveiro, entidade que tutela o porto da Figueira da Foz, avançou que o concurso pressupõe "a criação de 50 postos de trabalho" pela entidade a quem os estaleiros vierem a ser adjudicados, sendo que cada um dos 47 trabalhadores que, atualmente, têm os contratos suspensos "vale por dois", em termos de coeficiente de ponderação. Isto, no caso da nova empresa mostrar interesse em reintegrá-los em funções.
Azevedo Mendes disse ainda que o prazo para apresentação de propostas por parte de eventuais interessados nos Estaleiros Navais do Mondego - informações hoje recolhidas pela Agência Lusa no tribunal da Figueira da Foz apontam para cinco grupos empresariais, dois dos quais estrangeiros - decorre até 11 de junho, seguindo-se 30 dias para análise e posterior adjudicação, a qual deverá estar concluída em meados de julho.
A mesma fonte explicou ainda que a concessão para reparação naval e outras atividades industriais conexas "dá para qualquer coisa", podendo incluir construção ou desmantelamento de navios.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB