Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
RICARDO ARAÚJO PEREIRA DESMONTA A «FARSA» DO TITANIC
Afinal, o maior naufrágio do século aconteceu em Portugal
Mais propriamente em Ribeira de Brunheiros. O «Princesa de Rubiães» chocou com um pneu e espatifou-se todo. Ficou todo escangalhado, a ponto do pai do renomado historiador ter sido obrigado a usar o mastaréu para fazer “zinga”, que se tinha partido no escalracho juntamente com a chumaceira.
Se não sabe o que é a chumaceira, é a peça onde assenta a espadela. E mais não dizemos. O melhor é ouvir mesmo esta fantástica revisão da História…
AQUI
Para saber mais sobre a “Ribeira de Brunheiros”, no caso em versão masculina, afluente do Rio Coura, a par do regato de S. Gonçalo, do rio dos Cavaleiros, ribeiro de Lagido, regato do Bouço, regato de Quintão, ribeiro da Valsa e ribeiro de Rieiro (se ainda aí está, clique aqui)
Também pode dar um pulo a Rubiães, a freguesia que deu nome à Princesa.
Foi aqui que tudo aconteceu.
Volvido um século, ainda são visíveis, nas redondezas, algumas marcas do trágico embate.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: