Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TITANIC TIMELIME - 15 DE ABRIL | 01:00 - 02:00
A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa
1:00 O bote salva-vidas n.º 3, estibordo, desce com 32 pessoas, sendo 11 tripulantes. Este foi o quarto bote a descer.
1:10 O bote de emergência n.º 1, estibordo, desce com somente 12 pessoas, incluindo Sir Cosmo, Lady Duff Gordon e sete tripulantes. Este foi o quinto bote a descer. O bote n.º 8, de bombordo, desce com 39 pessoas.
1:15 A inclinação do convés fica maior. São dadas ordens para que os botes salva-vidas sejam descidos mais cheios. Thomas Andrews exerce importante papel ajudando a descer os botes e fazendo com que eles sejam devidamente cheios. A água já atinge o nome do Titanic pintado na proa. O Titanic começa a de inclinar para bombordo.
1:20 O bote no 10 desce com 47 pessoas. Uma forte inclinação para estibordo é notada.
1:25 O bote no 16 de bombordo desce com 42 pessoas. Desce o bote no 14 com 60 pessoas à bordo, incluindo o quinto oficial Lowe, o qual é forçado a disparar três tiros para o ar a fim de evitar que outros passageiros pulem no bote já cheio.
1:30 O pânico começa a se formar entre o passageiros ainda à bordo. Os pedidos de socorro começam a indicar sinais de desespero como " estamos afundando rápido" e "mulheres e crianças nos botes. Não podemos durar muito mais". Ben Guggenheim e seu criado colocam suas roupas de noite sob o argumento de que "Nós nos vestimos com nossa melhor roupa e estamos preparados para afundar como cavalheiros". Descem os botes nos 9 e 12.
1:40 A maioria dos botes avante já foram descidos, os passageiros buscam os botes à ré. O bote desmontável C desce com 32 pessoas, incluindo J. Bruce Ismay, sendo este o último bote de estibordo a ser descido. O bote de estibordo no 13 desce com 54 pessoas, principalmente da segunda e terceira classe. Logo após é descido o no 15 com 57 pessoas. Este bote quase colide com o no 13 que estava diretamente abaixo. é lançado o ultimo foguete sem que se consigua contato com o navio visto.
1:45 O bote de emergência no 2 desce com 20 pessoas. Este foi o 15 o bote a ser descido. As ultimas palavras ouvidas do Titanic pelo Carpathia "sala de maquinas e caldeiras alagadas".
1:50 O bote salva-vidas no 4 desce com 34 pessoas. Este foi o 16o bote a ser descido. J.J. Astor é proibido de entrar junto com sua esposa.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: