Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

POUCAS CATÁSTROFES RECEBERAM TANTA ATENÇÃO NA NOSSA ÉPOCA

«Primeiro foi Pompeia, depois o Titanic»

100 anos depois do naufrágio, o Titanic volta à superfície com a versão 3D do filme de James Cameron, de 1997, além de um drama para a televisão britânica, vendido em 86 países, e uma série de livros.

"Poucas catástrofes receberam tanta atenção na nossa época. Primeiro foi Pompeia, em seguida o Titanic", observa Julian Fellowes, autor de "Titanic", a minissérie em 4 episódios para a emissora de televisão ITV.

"Este navio tinha todas as características de uma sociedade muito segura de si mesma quanto aos desastres", declarou ao Daily Telegraph, alusão ao início, dois anos depois, da Primeira Guerra Mundial.

Fellowes tem tudo de um "titanic-maníaco": sua ficção mais famosa e premiada, "Downton Abbey", exibida em mais de 150 países, começa com o naufrágio do Titanic.

Ele não é o único; basta observar a enxurrada de obras publicadas para o centenário do navio no Reino Unido, que foi ponto de partida do Titanic em sua viagem inaugural, em 10 de abril.

"Isso vende muito bem, especialmente neste ano. O fascínio continua inabalável", assegura um vendedor da conhecida livraria Hatchard, em Londres.

Para os amantes do navio dos sonhos, o pequeno "Guia do Passageiro", de John Blake, um ex-oficial da Marinha (Editora Conway), fornece o manual perfeito do navio, desde o salão de jantar até os banhos turcos, passando pelo "café francês" e pela sala de ginástica, equipada com um cavalo e um camelo (!) elétricos.

Aprendemos que "cavalheiros" e "senhoras" tinham acesso à piscina em horários diferentes, e que o preço do bilhete de primeira classe seria o equivalente a 64.000 libras atualmente (76.500 euros).

Tudo foi pensado, até a quadra de squash. Como todos sabem, apenas os botes salva-vidas eram inadequados.

Originalmente, o Titanic, como o seu navio-irmão Olympic, foi projetado para conter 64 botes.

Mas o chefe da companhia White Star, Bruce Ismay, tomou a decisão fatal de equipar o navio apenas com 16 botes e mais quatro canoas dobráveis, a fim de manter o máximo de espaço para as pontes de luxo.

Ao fazer isso, ele burlou os regulamentos, lembra o livro de Frances Wilson, dedicado à história vergonhosa de Bruce Ismay ("Como sobreviver ao Titanic", Bloomsbury). O chefe todo-poderoso da companhia de navegação, que embarcou furtivamente no bote 14, tornou-se o bode expiatório para a imprensa da época. "Ele terá sempre a marca de Caim em sua testa", escreveu o Frankfurter Zeitung.

No fim das contas, os 20 botes e canoas do Titanic poderiam salvar 1.100 passageiros, a metade do número de pessoas embarcadas. Mas foram preenchidos com apenas metade da capacidade e salvaram apenas 705, entre eles 325 homens.

James Cameron relata o abismo entre as classes sociais e o sacrifício daqueles que viajavam na terceira classe no filme Titanic, já o historiador Richard Davenport-Hines descreve uma realidade mais sutil ("Titanic Lives", Harper Press).

Bilionários morreram: Benjamin Guggenheim, por exemplo, recusou-se a entrar em um bote para dar espaço para as mulheres e vestiu-se para a noite como alguém resignado a morrer como homem digno.

Os fotógrafos amadores também têm fornecido material importante para a reconstituição do drama, como ilustrações do belo livro "Titanic em Fotografias" (The History Press).

Frank Browne, um jovem passageiro destinado ao sacerdócio, chegou a registrar várias imagens, da copa à cozinha até a ponte, onde uma foto mostra um menino brincando com seu peão.

Suas fotografias viraram o registro do antes da catástrofe, e por um mero acaso, já que seu autor desembarcou em Queenstown (Irlanda) três dias antes do naufrágio.

Da AFP Paris

fonte

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • Aviso de grandes blocos de gelo aproximando-se perigosamente
  • Exposição viaja ao fundo do mar para descobrir o Titanic
  • Patrocínio de vodka Iceberg irrita família de sobreviventes
  • Busca por termo «Titanic» pode afundar o seu computador
  • «Azamara Journey» ruma ao local da tragédia do Titanic
  • Enfermeira portuguesa com 500 passageiros a cargo
  • Armanda fã de Amália
  • Apostas a bordo: Chegamos terça ou quarta?
  • Navio obrigado a voltar para trás por doença de passageiro
  • A história do icebergue que afundou o Titanic começou há cerca de três mil anos
  • Icebergs ainda representam uma ameaça náutica
  • Dos growlers aos bergy bit
  • Cientistas explicam como se formam os icebergs
  • A tragédia do Titanic alguma vez passa pela cabeça de um passageiro num cruzeiro?
  • Por que flutua o Titanic?
  • Titanic, A Verdadeira História?
  • ATLANTIS, 1913 - disponível na íntegra, na web
  • Cruzeiro refaz viagem do Titanic 100 anos após a tragédia
  • Milhares de documentos sobre o Titanic publicados na web
  • Navio ao fundo, câmaras ao alto!
  • Como era Portugal em 1912
  • Alguns passageiros tinham chegado de Paris, nessa tarde
  • Edir Macedo afirma que a Ordem dos Jesuítas afundou o Titanic para começar a Primeira Guerra Mundial
  • O navio que nunca veio a pique!
  • Quatro portugueses morreram no naufrágio do Titanic
  • Inglês constrói réplica do Titanic com 120 mil palitos de fósforos
  • Destroços do Titanic protegidos pela UNESCO
  • 18 de Abril de 2012 - A dor de quem fica
  • Perfumes
  • 10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros
  • 25 de Março a 5 de Abril de 1912 - Preparativos para a partida
  • Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico
  • Navio inspeccionado por dois comandantes
  • Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora
  • Porque é que o colosso afundou?
  • Titanic - A História Completa
  • Um cão Chow
  • Gaita de foles
  • Ementa da última refeição arrematada por 91 mil euros
  • Novo museu Titanic com recriação multimédia do naufrágio
  • Livro revela vida conturbada do dono do Titanic depois do naufrágio
  • Atracção fatal
  • Ilustres do Titanic
  • White Star Line
  • Milhares de objectos já foram levados do navio!
  • O castelo que flutuava
  • James Cameron chegou ao ponto mais profundo do oceano
  • James Cameron diz que viu «paisagem lunar»
  • Os órfãos que escaparam ao naufrágio
  • Twitter reproduz viagem do Titanic em «tempo real»
  • Carta escrita a bordo do Titanic exposta em Belfast
  • Titanic com aplicação no IPAD
  • Lua «culpada» pelo naufrágio do TITANIC
  • 4 caixas de ópio
  • Pele de coelho
  • A maior maquete do navio até hoje construída
  • Novas fotos do Titanic, feitas com a mais alta tecnologia, mostram a carcaça do barco no fundo do mar
  • Menino ardina anuncia naufrágio do TITANIC
  • «Titânico, em todos os sentidos da palavra»
  • Media nacionais replicam estória divulgada no portal da APP
  • Colheres do Titanic e desenho de Rubens avaliados pela Christies no Estoril
  • Talheres do Titanic em Ílhavo?
  • Menu do Titanic leiloado por pequena fortuna, este sábado, 31 de Março
  • Homenagem a passageiro que cedeu lugar no salva-vidas
  • Grã-Bretanha emite moeda comemorativa do Titanic
  • «A experiência trágica do Titanic revelou que há um Direito das catástrofes»
  • Bilhetes para sessão especial de «Titanic» esgotaram em poucas horas
  • Há quem faça comparações entre os dois naufrágios
  • Titanic Universe
  • A música que se ouvia no Titanic
  • Milhares de objectos do Titanic vão a leilão em Abril
  • Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
  • Em busca do navio perdido
  • O Twitter do início do século 20
  • O fim do SOS
  • CENTENÁRIO DO NAVIO - Filme volta aos cinemas em 3D a 6 de Abril de 2012
  • Titanic naufragou há 99 anos
  • A história do TITANIC
  • O Titanic e a rádio
  • Safaris no fundo do mar