Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Cientistas explicam como se formam os icebergs
Ninguém tinha um modelo para explicar seu surgimento, até agora (Dezembro 2008).
Avanço foi divulgado na revista científica americana "Science".
Um processo que contribui para o aumento dos níveis do mar é a formação de icebergs a partir dos mantos de gelo da Gronelândia e da Antártida. À medida que essas expansões de gelo fluem da terra para dentro da água, formam extensões flutuantes, ou plataformas. E é da principal extremidade dessas plataformas que os icebergs se desprendem.
Cientistas que estudam o impacto potencial das mudanças climáticas precisam ser capazes de simular como se comportam os mantos de gelo e as plataformas, incluindo a rapidez com que se formam os icebergs. Mas ninguém foi capaz de formular uma regra fundamental para sua formação.
Agora, Richard B. Alley, da Universidade Estadual da Pensilvânia, e colegas encontraram uma teoria. A taxa de formação, afirmam eles na publicação "Science", é primariamente uma função da taxa pela qual uma plataforma de gelo se espalha.
Essa regra bastante simples foi desenvolvida após um longo estudo com dados de plataformas de gelo, incluindo a maior do mundo, Ross, na Antártida. Eles descobriram que plataformas de crescimento mais rápido possuem uma taxa mais alta de formação, enquanto as que se espalham mais lentamente devido a apoios laterais ou do fundo do mar produzem icebergs em taxas mais baixas.
Os pesquisadores afirmam que mesmo sua regra não sendo perfeita, ela pode ser útil quando associada a modelos de computador para ajudar a estudar o comportamento de mantos de gelo no mundo em aquecimento.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: