Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ICEBERGS EM NÚMEROS
Dos growlers aos bergy bit
Existem seis classificações oficiais de tamanhos para os icebergs. Os menores chamam-se growlers e têm tamanho um pouco menor do que um carro comum. O tamanho seguinte é um bergy bit, que pode ter as dimensões de uma pequena casa. As quatro categorias de tamanho restantes são menos coloridas: pequeno, médio, grande e muito grande. De que tamanho é um iceberg muito grande? Tecnicamente, qualquer iceberg com mais de 200 metros de comprimento e 70 metros de altura se enquadra na categoria "muito grande".
Mas as dimensões reais dos maiores icebergs podem ser espantosas. Um iceberg conhecido como Iceberg B-15, formado na Ross Ice Shelf, na Antártida, em março de 2000, tinha espessura de quase 800 metros e área de cerca de 1.5 mil km2 - quase do tamanho do Estado norte-americano de Connecticut.
Trata-se do maior iceberg já localizado pelo Centro Nacional do Gelo dos EUA desde que ele começou a acompanhar a formação de icebergs, 25 anos atrás [fonte: Stone]. Considerando que esse período é bastante curto, podemos presumir que icebergs de proporções ainda maioresn já devem ter existido. Icebergs desse tamanho são ocasionalmente designados como ilhas de gelo.
Os icebergs árticos são geralmente menores que os antárticos, porque o Ártico não oferece uma vasta área oceânica desimpedida, como acontece na Antártida. É a dimensão dos mares locais que permite a formação de imensos lençóis de gelo.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: