Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
FILME ESTREIA A 14.05.1912, UM MÊS APÓS A TRAGÉDIA
Navio ao fundo, câmaras ao alto!
Poucos dias após o naufrágio, o primeiro filme de ficção sobre o Titanic entra em rodagem. E conta no elenco com a presença de uma sobrevivente: a atriz Dorothy Gibson.
Com o título Saved From The Titanic, este primeiro filme criado com base nos factos reais (com cerca de dez minutos de duração) teve realização Etienne Arnaud e foi rodado em New Jersey (usando como cenário um navio que ia ser desmantelado); teve estreia em sala a 14 de Maio de 1912, um mês após o naufrágio, obtendo considerável sucesso.
O filme tem argumento co-assinado pela própria Dorothy Gibson, que se representou a si mesma no ecrã e relata não apenas o seu salvamento mas também o romance com um marinheiro. Procurando um certo realismo a atriz usou em cena a mesma roupa que levou na noite do naufrágio.
Dorothy foi uma entre as 27 pessoas a embarcar no primeiro salva-vidas lançado à água cerca de uma hora após o embate com o icebergue. Saved From The Titanic teve estreia noutros países mas foi perdido em 1914 dele não sobrevivendo senão algumas imagens então publicadas na imprensa.
MAIS DETALHES
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: