Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

JÁ OUVIU FALAR EM TALL SHIPS?

À vela, para os que são mesmo amantes do mar

Diferem, em quase tudo, dos "hotéis flutuantes". Começando, desde logo, pelo papel activo que cada viajante tem a possibilidade de assumir na vida a bordo. Maria José Santana conta-lhe por que é que os grandes veleiros estão a conquistar cada vez mais adeptos

Não têm casinos, salões de baile, nem spa - e também não seriam a mesma coisa se os tivessem. Distinguem-se dos "gigantes dos oceanos" pelo simples facto de poderem proporcionar ao viajante um verdadeiro contacto com o mar e a vida a bordo. Motivo mais do que suficiente para levar cada vez mais turistas a optar por um cruzeiro a bordo de um grande veleiro - já ouviu falar em tall ships?

São a opção de eleição para quem não dispensa uma dose de aventura q.b e contacto mais próximo com o mar - haverá imagem mais idílica do que a de estar à borda de um veleiro a ver os golfinhos a desafiar a velocidade da embarcação? O passageiro tem a possibilidade de assumir um papel activo, participando nas manobras com as velas ou tomando contacto com as operações na ponte de comando. E nem sequer precisa de ser um entendido na matéria. Ainda que não saiba distinguir bombordo de estibordo, a viagem poderá funcionar como um autêntico curso de navegação e da arte de velejar.

A bordo de grande parte dos grandes veleiros que se dedicam a viagens de cruzeiro também encontrará comodidade e até algum luxo, mas apenas na dose necessária. A sua verdadeira diferença assenta nas experiências de vida que proporcionam aos passageiros, e que vão muito para além dos retratos fotográficos que ficam da viagem. E importa não esquecer esse último, mas deveras importante pormenor: estes barcos gozam de uma beleza extrema quando estão com as velas içadas ao vento.

Pronto para subir a bordo? Então prepare-se para uma jornada que não é imune a enjoos - na certeza de que esse é um mal de pouca dura - e que começa num veleiro que ainda cheira a novo e a tinta fresca. Chama-se Santa Maria Manuela, é português, tem mais de 70 anos de história para contar -cheira a novo porque acaba de ser recuperado - e está prestes a voltar a cruzar os oceanos.

CONTINUE A LER AQUI

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB