Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
POR LUÍS SOUSA
Os anabolizantes portuários
Dispensando um pouco de atenção aos sinais procedentes dos respetivos órgãos de tutela governamental, é possível constatar que vivemos a antecâmara de uma nova política para os portos nacionais. “Nova” política o “velho” objectivo: o aumento da competitividade dos mesmos.
Maior competitividade significa maior capacidade para disponibilizar os produtos e serviços certos, no momento e ao preço adequado, com maior eficiência que os concorrentes. A análise cuidada destes três vetores de atuação, possibilitará a identificação e algum controlo sobre as variáveis se colocam entre os objetivos e a sua concretização.
Mas este exercício será insuficiente se não forem tidos em conta aspetos relevantes, inerentes às especificidades dos Portos enquanto charneiras de desenvolvimento económico e social.
Percebemos hoje que um Porto é base de uma importante e inevitável articulação entre bens, serviços e interesses públicos e bens, serviços e interesses privados.
A coexistência de capital público e privado numa unidade económica é por natureza conflituante mas as áreas portuárias demonstram que a fricção entre as duas vertentes é geradora da energia necessária para projetar os Portos para novos patamares de competitividade.
Por Luís Sousa
LEIA A VERSÃO EM INGLÊS DESTE ARTIGO
Artigos relacionados: