Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TERMINA ESTE SÁBADO, NO CENTRO CULTURAL DA GAFANHA DA NAZARÉ
«PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da JARBA e avulsos – 1925-1949»
Termina este sábado, 28 de Abril de 2012, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, a exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”.
Depois da sua presença no Museu da Cidade de Aveiro, a exposição iniciou, na Gafanha da Nazaré, o seu circuito de itinerância, integrando as comemorações do "Dia do Porto de Aveiro" e fazendo também parte do programa da edição de 2012 do "Dia Internacional de Monumentos e Sítios".
A exposição, de natureza documental, é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.
Arquiva, essencialmente, a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direcção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direcção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros).
A exposição resulta de um segundo processo de digitalização documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, processo iniciado em Janeiro de 2012 pelo Porto de Aveiro com o Alto Patrocínio da Comunidade Portuária de Aveiro.
Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
Mais alguns milhares de documentos estão a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos. Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.
A exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949” revela uma parte do valioso espólio agora objecto de tratamento.
A Administração do Porto de Aveiro e o Centro Cultural da Gafanha da Nazaré convidam a população a estar presente no acto inaugural.
FICHA TÉCNICA
Pasta 76 e 76-A. Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos. 1925-1949
Exposição documental e de peças museológicas do Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro
Organização | Arquivo Histórico-Documental do Porto de Aveiro [AHDAPA]
http://arquivodoportodeaveiro.org
Alto Patrocínio | Comunidade Portuária de Aveiro
Colaboração | Centro Cultural da Gafanha da Nazaré
Concepção e coordenação | Dinis Manuel Alves [APA, S.A]
Coordenação Executiva | Sérgio Dias, Ricardo Paulo [APA, S.A.]
Digitalização e tratamento de documentos | Maria João Gamelas [APA, S.A]
Artigos relacionados: