Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

TITANIC TIMELIME -10 DE ABRIL

Os ilustres que embarcaram, o fogueiro que fugiu e J. P. Morgan, que desistiu à última hora

Na viagem inaugural do Titanic, algumas das mais importantes pessoas da época viajavam na primeira-classe. Entre elas estavam o milionário John Jacob Astor IV e sua esposa Madeleine Force Astor, industrial Benjamin Guggenheim, o dono da Macy's Isidor Strauss e sua esposa Ida, a milionária Margaret "Molly" Brown (conhecida mais tarde como "Inafundável Molly Brown" devido aos seus esforços para ajudar outros passageiros durante o naufrágio).

Sir Cosmo Duff-Gordon e sua esposa Lucy, Lady Duff-Gordon, George Dunton Widener com sua esposa Eleanor e seu filho Harry, jogador de criquete e empresário John Borland Thayer com sua esposa Marian e seu filho de 17 anos Jack, jornalista William Thomas Stead, a Condessa Noël Leslie, eram outros ilustres passageiros.

Juntava-se-lhes o assessor presidencial Archibald Butt, a escritora Helen Churchill Candee, o escritor Jacques Futrelle e sua esposa May, produtores Henry e Rene Harris, a atriz Dorothy Gibson, entre outros.

Viajavam ainda na primeira classe  o director da White Star Line, J. Bruce Ismay, e o construtor do navio, Thomas Andrews, que estava a bordo para observar qualquer problema e avaliar a performance geral do navio.

O banqueiro J. P. Morgan (na foto), estava agendado para viajar na viagem inaugural, porém cancelou no último minuto.

John Coffey, de 23 anos, esse ainda chegou a cumprir umas milhas, e sem bilhete. Tinha entrado para fogueiro no Titanic, mas saltou para fora do navio em Queenstown, escondendo-se num dos botes no meio das sacolas de cartas que estavam destinadas ao continente. Natural da cidade, ele provavelmente se juntou ao navio com essa intenção, mas mais tarde afirmou que o motivo da sua deserção radicara num mau presságio que havia tido. Mais tarde, Coffey juntou-se à tripulação do Mauretania.

Quanto a Morgan, morreu no ano seguinte.

Mas Theodore Roosevelt nem usou a “doçura” nem o “cacete” eficazmente durante a crise, apesar de dispor de uma regulação anti-trust no final de 1907 (conhecida pelo nome de Sherman Antitrust Act) e de se ter empenhado pessoalmente na campanha contra o monopólio do petróleo. O presidente vociferou contra os “predadores da riqueza”, mas, na realidade, Pierpont (J. P. Morgan) conseguiu reforçar o sistema financeiro e elevá-lo a um novo patamar na onda de financeirização que vinha de 1860. Em 1912, o comité da Câmara dos Deputados para os assuntos bancários e da moeda concluiria literalmente, no célebre relatório redigido por Arsene Pujo, que a finança americana (e as suas ramificações globais, começando pela City londrina) estava nas mãos de “um grupo muito restrito”.

Pierpont vencera a crise em Wall Street e segurara o poder da alta finança, mas a janela de oportunidade fechar-se-ia quando ele já se aproximava do fim. Fintou a morte em 1912 na viagem inaugural do Titanic – que era operado por uma companhia sua, a White Star Line – por ter decido à última da hora não ir, mas o seu legado não escaparia em 1913 à vaga de legislação que o novo presidente, democrata, Woodrow Wilson, lançaria. Dessa onda reformadora sairia a criação da Reserva Federal (um banco central, designado abreviadamente por FED), a Federal Trade Commission, uma nova lei anti-trust e o imposto progressivo sobre rendimentos.

John Pierpont Morgan morreria nesse ano no luxuosíssimo Grand Hotel, na via del Corso, em Roma, distante da confusão de Washington ou de Wall Street. Tinha 75 anos vividos intensamente. Segundo próximos do magnata, o impacto das audições na comissão Pujo do Congresso em 1912, onde teve de comparecer, tinha sido “devastador” para ele.

Entretanto, a economia mundial avançava para o que Carlota Perez apelidou de “quarta onda” tecnológica, a do automóvel, do petróleo, da produção em massa e do ‘taylorismo’, e ainda da primeira guerra de tipo mundial (que começaria logo em 1914), da primeira revolução comunista com sucesso, e dos loucos anos 20 de Nova Iorque, a Paris, a Viena ou a Xangai. E, surpreendentemente, apesar da mão visível da FED e dos bancos centrais de outros países ricos e da euforia tecnológica, uma Grande Depressão voltaria a bater à porta de Wall Sreet menos de vinte e cinco anos depois de Morgan se ter revoltado na sua biblioteca da baixa nova-iorquina.

VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
 

 







Artigos relacionados:

  • 18 de Abril de 2012 - A dor de quem fica
  • Perfumes
  • 10 de Abril de 1912, 9:30 - Começa o embarque de passageiros
  • 25 de Março a 5 de Abril de 1912 - Preparativos para a partida
  • Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico
  • Navio inspeccionado por dois comandantes
  • Porque é que o colosso afundou?
  • Titanic - A História Completa
  • Um cão Chow
  • Gaita de foles
  • Ementa da última refeição arrematada por 91 mil euros
  • Novo museu Titanic com recriação multimédia do naufrágio
  • Livro revela vida conturbada do dono do Titanic depois do naufrágio
  • Atracção fatal
  • Ilustres do Titanic
  • White Star Line
  • Milhares de objectos já foram levados do navio!
  • O castelo que flutuava
  • James Cameron chegou ao ponto mais profundo do oceano
  • James Cameron diz que viu «paisagem lunar»
  • Os órfãos que escaparam ao naufrágio
  • Twitter reproduz viagem do Titanic em «tempo real»
  • Carta escrita a bordo do Titanic exposta em Belfast
  • Titanic com aplicação no IPAD
  • Lua «culpada» pelo naufrágio do TITANIC
  • 4 caixas de ópio
  • Pele de coelho
  • A maior maquete do navio até hoje construída
  • Novas fotos do Titanic, feitas com a mais alta tecnologia, mostram a carcaça do barco no fundo do mar
  • Menino ardina anuncia naufrágio do TITANIC
  • «Titânico, em todos os sentidos da palavra»
  • Media nacionais replicam estória divulgada no portal da APP
  • Colheres do Titanic e desenho de Rubens avaliados pela Christies no Estoril
  • Talheres do Titanic em Ílhavo?
  • Menu do Titanic leiloado por pequena fortuna, este sábado, 31 de Março
  • Homenagem a passageiro que cedeu lugar no salva-vidas
  • Grã-Bretanha emite moeda comemorativa do Titanic
  • «A experiência trágica do Titanic revelou que há um Direito das catástrofes»
  • Bilhetes para sessão especial de «Titanic» esgotaram em poucas horas
  • Há quem faça comparações entre os dois naufrágios
  • Titanic Universe
  • A música que se ouvia no Titanic
  • Milhares de objectos do Titanic vão a leilão em Abril
  • Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
  • Em busca do navio perdido
  • O Twitter do início do século 20
  • O fim do SOS
  • CENTENÁRIO DO NAVIO - Filme volta aos cinemas em 3D a 6 de Abril de 2012
  • Titanic naufragou há 99 anos
  • A história do TITANIC
  • O Titanic e a rádio
  • Safaris no fundo do mar