Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TITANIC TIMELIME - 6 A 8 DE ABRIL
Centenas disputam um lugar para trabalhar no transatlântico
6 de Abril, Sábado É iniciado o embarque da carga e o recrutamento da tripulação. Devido ao alto desemprego causado pela greve do carvão centenas buscam serviço a bordo para trabalhar como mão de obra braçal, a grande maioria proveniente de Southampton, embora alguns venham de outras localidades como Londres, Liverpool e Belfast.
Ao final do dia quase toda a tripulação operacional já está recrutada. A carga de carvão é embarcada pelas portas laterais. O Titanic chegou com 1.880 toneladas a bordo, sendo adicionadas mais 4.012 toneladas, a grande maioria provenientes de outros navios da White Star Line, uma vez que a greve do carvão, que terminara neste dia, não permitiu que fosse trazido carvão suficiente para o Titanic.
7 de Abril de 1912, Domingo de Páscoa O Titanic está no ancoradouro 44, o qual junto com o ancoradouro 43, foi dragado até 12,19 metros de profundidade. Estes ancoradouros vêm sendo utilizados pela White Star Line desde 1907, servindo especialmente para os grandes vapores como o Titanic e o Olympic.
8 de Abril, Segunda-feira Os materiais da despensa e suprimentos de comida chegam de comboio e são embarcados e armazenados nos refrigeradores e armazéns à frente do convés G. Vários detalhes de última hora e problemas percebidos durante a viagem de Belfast a Southampton são revistos por Thomas Andrews, que regressa aos escritórios locais da Harland & Wolff às 18:30 para dar andamento a alguns processos burocráticos.
Na foto de topo: Uma sala de caldeiras de um navio da mesma época em que o Titanic foi construído. A imagem mostra as condições de trabalho da "gangue negra", os trabalhadores que alimentavam as fornalhas.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: