Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
10 ITENS MENOS CONHECIDOS A BORDO DO TITANIC
Perfumes
Um dos passageiros de primeira classe a bordo do Titanic era um fabricante de perfume de Inglaterra, chamado Adolphe Saalfeld; carregava consigo uma bolsa de couro, na qual tinha 65 frascos de perfumes diferentes.
Como o comércio de perfume em Nova York e na América estava em crescendo, ele pode ter viajado com amostras do seu perfume para tentar seduzir potenciais compradores. Alegou estar na sala de fumar do Titanic quando viu o iceberg e o navio bateu. Foi para o quarto, mas deixou para trás a mochila contendo as amostras do seu perfume.
A mochila e os frascos afundaram com o navio e lá permaneceram por 89 anos até 2001, quando foram descobertos pelos membros de uma equipe de busca. Quando trouxeram a bolsa para a superfície, a equipe ficou encantada com o aroma de lavanda e rosas do perfume. Alguns dos frascos tinham quebrado, mas a maioria estava surpreendentemente intacta.
Planos foram imediatamente feitos para decifrar as impressões digitais químicas destas fragrâncias perdidas há muito tempo, na esperança de reproduzi-las hoje, possivelmente com nomes inteligentes, como Eau de Desastres. Saalfeld sobreviveu a bordo do barco salva-vidas número 3.
VISITE OS RECURSOS DA APLOP (ASSOCIAÇÃO DOS PORTOS DE LÍNGUA PORTUGUESA), NA WEB
Artigos relacionados: