Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal recebe 58 milhões de euros para projectos ligados ao mar e à energia

Portugal vai receber 58 milhões de euros para aplicar em projectos ligados à gestão marítima e costeira, energias renováveis e saúde públicas, incluindo um novo navio de investigação científica e uma instalação geotérmica nos Açores.

O memorando de entendimento entre Portugal e os países doadores (a Noruega, que financia 95 por cento do fundo, a Islândia e o Liechtenstien) foi assinado dia 2 de Abril, em Sintra, e prevê a disponibilização de 59 milhões de euros no período 2009-2014, no âmbito do Mecanismo Financeiro do Espaço Económico Europeu.

O fundo EEA Grants contempla várias áreas temáticas, sendo os maiores montantes destinados à gestão marítima (19 milhões de euros) e iniciativas de saúde (10 milhões de euros).

A maioria dos projectos beneficiários não estão pré-definidos, mas segundo a ministra da Agricultura, Mar, Ambiente e Ordenamento do Território (MAMAOT), Assunção Cristas, parte das verbas serão canalizadas para a aquisição de um novo navio de investigação científica - o Noruega - e uma central de geotermia nos Açores.

"Nas oito áreas temáticas há uma forte componente do mar e das áreas da saúde, sendo também bastante reforçado o apoio às organizações não-governamentais", disse a ministra, após a assinatura do memorando.

Os anteriores fundos EEA Grants, distribuídos no período 2004-2009, permitiram aplicar 31 milhões de euros em projetos de desenvolvimento sustentável, ambiente e património cultural, incluindo a Rota das Linhas Defensivas de Torres, monitorização da área do Canhão Submarino da Nazaré e exploração de sistemas agro-florestais no Guadiana.

fonte

 







Artigos relacionados:

  • Noruega vai atribuir 58 milhões de euros a Portugal para o mar e saúde