Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
TITANIC
Os órfãos que escaparam ao naufrágio
Michel e Edmond Navratil tinham respectivamente 2 e 4 anos de idade quando embarcaram no Titanic. No dia do naufrágio conseguiram entrar a bordo do último bote salva-vidas e escapar ilesos, graças à ajuda do pai, que não sobreviveu.
Edmond ainda recorda as últimas palavras do pai: “Meu filho, quando a tua mãe te encontrar, e eu sei que ela o irá fazer, diz-lhe que sempre a amei e continuo a amar. Diz-lhe também que esperava que ela nos acompanhasse, para que vivêssemos juntos, em paz e liberdade, no Mundo Novo.”
Perto da data em que se celebra o 100º aniversário do naufrágio, foram publicadas as fotografias dos órfãos Navratil.
“Havia pessoas de todos os estratos sociais no navio, e apercebi-me que se não estivéssemos na 2.ª classe, teríamos morrido. A maioria das pessoas que sobreviveram conseguiram-no porque contornaram as regras e foram agressivas – as pessoas honestas não tiveram qualquer hipótese”, revela Edmon ao recordar o dia do naufrágio.
De origem francesa, as crianças não falavam inglês, pelo que foram incapazes de se identificar. Apelidados de Louis e Lola, foram acolhidos por sobreviventes franceses que iniciaram uma busca pela mãe. A notícia chegou a França e Marcelle, a mãe, viajou para Nova Iorque onde se reuniu com os filhos a 16 de Maio de 1912.
O casal Navratil estava separado e Marcelle havia ficado com a custódia das crianças, mas o pai, inconformado, fugiu com as crianças rumo aos EUA, embarcando no Titanic.. E embora o desfecho não tenha sido o que aguardava, conseguiu salvar a vida de Michel e Edmond.
Artigos relacionados: