Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESTE SÁBADO, EM ÍLHAVO
Lançamento do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras/MMI
Este sábado, no Museu Marítimo de Ílhavo, vai proceder-se ao anúncio do Prémio de Estudos em Cultura do Mar Octávio Lixa Filgueiras/MMI.
O Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras foi mentor da Arqueologia subaquática em Portugal ao longo de mais de três décadas, destacando-se o seu contributo nesta área enquanto delegado português na reunião do Conselho de Ministros da Comunidade Económica Europeia sobre a defesa do Património Cultural Subaquático (Paris, 1979) e no Grupo de Trabalho de redacção da respectiva Convenção Europeia (Estrasburgo, 1980-85).
Recorde-se que o Museu Marítimo de Ílhavo detém o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras, criado através da incorporação, definida por Protocolo assinado a 19 de Maio de 2007, do espólio documental do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras.
A assinatura do referido Protocolo constituiu um acto de extrema importância para que o Museu Marítimo de Ílhavo fortalecesse as principais vertentes do seu programa museológico e reforçasse as relações com a comunidade científica e com museus marítimos nacionais e europeus.
Enquanto instituição dedicada ao estudo, salvaguarda e conservação de patrimónios marítimos, o MMI tem desenvolvido investigações cientificamente orientadas relacionadas com os múltiplos domínios que essa temática abrange, ampliando a sua missão enquanto espaço de memórias que ultrapassa o âmbito local e consolida o seu papel de Casa da Cultura do Mar. O Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras representa um singular meio de partilha dessa função social do Museu, através do aprofundamento das múltiplas abordagens que nele se revelam.
Composto por cerca de 6 mil títulos bibliográficos, centenas de manuscritos e dezenas de planos e fotografias de embarcações tradicionais, o Fundo Especial Octávio Lixa Filgueiras encontra-se depositado na Biblioteca do Museu Marítimo de Ílhavo, ao dispor de todos os interessados que pretendam desenvolver projectos de investigação nas seguintes áreas científico-culturais:
História Marítima;
Arquitectura naval portuguesa tradicional;
Arqueologia Subaquática;
Patrimónios Marítimos e Museologia;
Etnografia náutica portuguesa;
Antropologia marítima e culturas marítimas.
Divulgar a obra ímpar do Prof. Arquitecto Octávio Lixa Filgueiras e contribuir para o desenvolvimento do seu legado científico constituem os desafios que o Museu Marítimo de Ílhavo tem vindo a realizar, contribuindo para promover o conhecimento do património náutico português.
Pode também consultar o catálogo provisório.
Artigos relacionados: