Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Aveiro e Museu da Cidade selam parceria
O Museu da Cidade de Aveiro e a Administração do Porto de Aveiro (APA, S.A.) assinaram, este sábado, 10 de Março, um acordo de parceria tendente a potenciar a valorização e difusão dos bens patrimoniais existentes nas duas entidades através da realização de um programa de iniciativas conjuntas.
O acordo, assinado por Maria da Luz Nolasco (Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Aveiro) e por José Luís Cacho (Presidente da APA, S.A.), rege as iniciativas e actividades de cariz cultural, educativo e lúdico realizadas pelas duas partes nas instalações de cada uma delas e com recurso a bens e equipamentos de ambas as partes.
Consolidar o sentimento de pertença explorando o conceito de identidade patrimonial [cultural e natural] de Aveiro; incentivar a transmissão da memória colectiva; promover a reflexão acerca das representações culturais como forma de consolidação do imaginário colectivo, do fortalecimento da identidade local e do sentimento de pertença; fidelizar públicos existentes e atrair novos segmentos; fomentar o estabelecimento de relações com entidades que interagem no mesmo território para valorização e difusão patrimonial conjunta; criar dinâmicas culturais; dinamizar os bens patrimoniais das duas instituições potenciando-os enquanto recursos museológicos; diversificar a oferta cultural, são os objectivos propugnados no texto.
Entre as possíveis actividades a desenvolver em parceria inclui-se a organização de iniciativas de dinamização e de educação informal [exposições, dinamização, visitas temáticas, etc.] e não formal [palestras, encontros, workshops, etc.], bem como a programação de actividades de Serviços Educativos; elaboração articulada de materiais de divulgação; apresentação de possíveis candidaturas conjuntas para desenvolvimento de projectos de âmbito museológico e patrimonial de acordo com os programas de financiamento em vigor; apresentação de propostas de actividades específicas de acordo com a temática/programa anual das duas instituições.
De assinalar que a parceria, agora com carácter formal, há anos que vem funcionando na prática, numa relação de profícua colaboração entre as duas entidades.
A assinatura do acordo de parceria antecedeu a inauguração da exposição “PASTA 76 e 76-A - Participações dos guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro e avulsos – 1925-1949”, patente no Museu da Cidade até 25 de Março.
A exposição é composta por documentos constantes da “Pasta 76 e 76-A”, uma das muitas pastas existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA (AHDAPA) e que se encontram a ser digitalizadas.
Sob a epígrafe “PARTICIPAÇÕES”, a pasta 76 e 76-A compreende 28 processos, para um total que ultrapassa o meio milhar de páginas, reportando ao período compreendido entre 4 de Novembro de 1925 e 5 de Junho de 1950.
Arquiva, essencialmente, a correspondência entre os guardas da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.) e a direcção da Junta, presidida por um Engenheiro-Director. Há ainda troca de correspondência entre a direcção da J.A.R.B.A. e entidades oficiais (Direcção-Geral dos Serviços Hidráulicos, Capitania do Porto de Aveiro, Ministério Público, Governo Civil de Aveiro, entre outros).
A exposição resulta de um segundo processo de digitalização documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, processo iniciado em Janeiro de 2012 pelo Porto de Aveiro com o Alto Patrocínio da Comunidade Portuária de Aveiro.
Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
A exposição está aberta a itinerância, a exemplo do que tem acontecido com iniciativas similares do Porto de Aveiro. Caso manifeste interesse em ter a exposição patente em algum pólo museológico, autarquia ou instituição de âmbito cultural, agradecemos contacto para 200anosbarra@gmail.com.
Artigos relacionados: