Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Conheça o Projecto ANCORIM

O arco atlântico é constituído por 33 regiões europeias que se estendem ao longo de uma linha costeira de 2500 km, e que possui cerca de 70 milhões de habitantes. Estas regiões caracterizam-se por uma forte identidade ligada à proximidade do oceano e apresentam, igualmente, uma grande diversidade natural e cultural. Estão também muito vulneráveis devido às pressões de origem humana ou natural a que são sujeitas: turismo, urbanização, erosão costeira, poluições, etc. No entanto, os vários riscos são potencialmente acentuados pelos efeitos previstos das alterações climáticas: sobreelevação do nível do mar devido a tempestades, inundações, etc.

Neste contexto, o projecto ANCORIM visa reforçar as capacidades operacionais dos decisores e dos gestores do litoral das regiões atlânticas para que consigam fazer face aos riscos litorais. Com este objectivo, propõe a criação de uma rede de recursos científicos e técnicas existentes à escala do espaço atlântico europeu, assim como fornecimento de ferramentas de apoio à decisão e a valorização dos exemplos de boas práticas existentes nos vários territórios abrangidos.

O projecto não consiste em desenvolver trabalhos de investigação científica, mas antes em intensificar os intercâmbios operacionais entre a comunidade científica e os decisores com vista a melhorar a prevenção e a gestão dos riscos costeiros.

MAIS DETALHES



Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP)







Artigos relacionados:

  • Conferência «Gestão dos Riscos Costeiros»