Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO
Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses
O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA).
Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.
O trabalho anteriormente levado a cabo permitiu a produção de um livro, de uma exposição que tem cumprido um circuito de itinerância ibérica, patente já em mais de uma dezena de cidades de Portugal e Espanha, e ainda a disponibilização, via web, de uma grande série dos documentos digitalizados.
A cedência de documentos e objectos entretanto preservados e inventariados, para exposições noutros museus do país, bem assim como a disponibilização de documentos e fotografias a investigadores tem constituído outra importante mais-valia do processo iniciado em finais de 2005.
VEJA ALGUM DO ESPÓLIO DO ARQUIVO DO PORTO DE AVEIRO, AQUI
Mais alguns milhares de documentos estão agora a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos.
Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.
O Porto de Aveiro disponibiliza hoje, via web, o primeiro desses documentos.
Um polícia da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.), António Tomás de seu nome, encontrou uns barqueiros a conversar. Ao tempo era proibido conversar no trabalho, salvo por motivos de serviço. Os barqueiros tagarelas não aceitaram as ordens do guarda e este participou superiormente. Corria 30 de Outubro de 1929.
No mesmo dia, Homem Christo, Engenheiro-Director da JARBA, despachava inapelável sentença: Que sejam os dois barqueiros despedidos imediatamente, não podendo mais tornar a ser admitidos para nenhum serviço.
Para ler aqui
Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE
Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.
Conheça o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP)