Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

PARCERIA PORTO DE AVEIRO/COMUNIDADE PORTUÁRIA DE AVEIRO

Milhares de documentos do Arquivo Histórico digitalizados nos próximos meses

O Porto de Aveiro e a Comunidade Portuária de Aveiro iniciaram, em Janeiro de 2012, um segundo processo de digitalização de documentos existentes no Arquivo Histórico-Documental da APA, S.A (AHDAPA).

Este processo surge na sequência dos resultados positivos obtidos com a preservação, digitalização, catalogação e inventariação de milhares de documentos do AHDAPA, aquando do bicentenário da abertura da Barra de Aveiro, em 2008.

O trabalho anteriormente levado a cabo permitiu a produção de um livro, de uma exposição que tem cumprido um circuito de itinerância ibérica, patente já em mais de uma dezena de cidades de Portugal e Espanha, e ainda a disponibilização, via web, de uma grande série dos documentos digitalizados.

A cedência de documentos e objectos entretanto preservados e inventariados, para exposições noutros museus do país, bem assim como a disponibilização de documentos e fotografias a investigadores tem constituído outra importante mais-valia do processo iniciado em finais de 2005.

VEJA ALGUM DO ESPÓLIO DO ARQUIVO DO PORTO DE AVEIRO, AQUI

Mais alguns milhares de documentos estão agora a ser digitalizados, tendo em vista não só a sua preservação, como também a ulterior disponibilização aos cidadãos.
Tal acontecerá, como tem sido prática da empresa, através da cedência directa de documentos aos interessados, publicação na web ou organizando exposições em espaços adequados.

O Porto de Aveiro disponibiliza hoje, via web, o primeiro desses documentos.

Um polícia da Junta Autónoma da Ria e Barra de Aveiro (J.A.R.B.A.), António Tomás de seu nome, encontrou uns barqueiros a conversar. Ao tempo era proibido conversar no trabalho, salvo por motivos de serviço. Os barqueiros tagarelas não aceitaram as ordens do guarda e este participou superiormente. Corria 30 de Outubro de 1929.
No mesmo dia, Homem Christo, Engenheiro-Director da JARBA, despachava inapelável sentença: Que sejam os dois barqueiros despedidos imediatamente, não podendo mais tornar a ser admitidos para nenhum serviço.

Para ler aqui

 


Visite o Canal da Associação
dos Portos de Portugal no YOUTUBE

Estamos no Facebook, no Twitter e no Slideshare.


Conheça o portal da Associação dos Portos de Língua Portuguesa (APLOP)