Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
New Bedford, a cidade de Herman Melville e dos açorianos
New Bedford está localizada na região sueste da Nova Inglaterra, na costa da belíssima “Buzzards Bay”; New Bedford encontra-se a uma distância de 96km ao sul da cidade de Boston, capital do Estado de Massachusetts, a 56km a leste da cidade de Providence, capital do Estado de Rhode Island e a 48km da região denominada “Cape Cod” em Massachusetts.
New Bedford é um antigo porto baleeiro que continua a subsistir a partir dos produtos provenientes do mar. As tripulações dos famosos navios baleeiros de New Bedford gritavam estridentemente a seguinte expressão “À Volta do Mundo” sempre e quando embarcavam em viagens que os levavam a todos os cantos do mundo à procura de óleo de baleia. Herman Melville partiu deste porto em 1841, experiência que o inspirou a escrever o famoso romance com o título “Moby Dick”.
Hoje em dia, New Bedford é uma cidade autenticamente identificada com o seu porto de mar, possuidora de uma grande frota piscatória e uma zona costeira muito activa. As tradições marítimas dos seus antigos habitantes ainda se encontram bem presentes. Como no tempo de Melville, a Capela dos “Whaleman” (Whaleman’s Chapel) também conhecida como “Seamen’s Bethel” continua a ser considerado um lugar sagrado onde as pessoas se recolhem para oração. Do outro lado da rua, “O Museu da Baleia de New Bedford” (The New Bedford Whaling Museum) tem em exposição a maior colecção de artefactos baleeiros existentes no mundo, incluindo um modelo de um navio com um porte tão grande, que permite aos visitantes subirem a bordo do mesmo! Ambos os lugares estão localizados no centro do “Parque Histórico Nacional da Baleia de New Bedford” (New Bedford Whaling National Historical Park), inserido numa área de treze quarteirões na parte baixa da cidade e junto à costa. O Parque preserva e ilustra o papel desta cidade como a “Capital Baleeira do Mundo” da América do século dezanove.
A cidade também foi uma paragem importante do “Underground Railroad”, expressão que traduz o sistema utilizado para ajudar os escravos na sua caminhada para a liberdade. Frederick Douglas encontrou em New Bedford a sua liberdade como cidadão e a possibilidade de poder expressar-se livremente.
A História de New Bedford está cheia de personagens reais, cujas biografias são tão fascinantes como a do “Captain Ahab”, o protagonista da novela de Melville. Hetty Green, designada a “Bruxa de Wall Street,” era considerada em 1916, como a mulher mais rica do mundo, detentora de uma fortuna pessoal de 100 milhões de dólares. Nomes célebres na Arte Americana como Albert Bierstadt, William Bradford e Albert Pinkham Ryder, também viveram em New Bedford. A sua herança, continua bem viva na comunidade artística local, em lugares como o nacionalmente reconhecido “ArtWorks!” na “Dover Street”.
New Bedford é o porto permanente oficial do navio de guerra “Massachusetts”. A escuna “Ernestina”, com 108 anos de existência, faz reviver a história marítima e os conhecimentos a ela relativos, aos estudantes de todas as idades que a visitam.
A área histórica da “County Street” é caracterizada pelas suas mansões construídas na época baleeira que o escritor “Melville” imaginou terem sido “arpoadas e arrastadas do fundo do mar.” A Casa “Rotch-Jones-Duff & Garden Museum” é uma dessas mansões que se manteve intacta até aos dias de hoje. Os seus visitantes são transportados ao ano de 1834 e à riqueza da idade de ouro de New Bedford. Também na baixa da cidade se encontra o Teatro Zeiterion, um teatro da era de “Vaudeville”, o qual foi meticulosamente restaurado. O Zeiterion é a sede da Orquestra Sinfónica de New Bedford e oferece também uma grande variedade de atracções e de peças teatrais provenientes de todo o mundo.
O Museu de Arte de New Bedford, localizado no “City Hall Square”, expõe quadros e outras obras de arte do século XIX pertencentes à vasta colecção da Biblioteca Pública de New Bedford assim como também uma grande variedade de exposições de obras artísticas locais permanentes e itinerantes. O “New Bedford Fire Museum”, localizado no antigo Quartel de Bombeiros, que foi construído em 1867, oferece uma grande colecção de dispositivos destinados à extinção de incêndios, que eram utilizados no século XIX.
O Jardim Zoológico “Buttonwood”, implantado no histórico Parque “Buttonwood”, está localizado na parte oeste da cidade. Recentemente ampliado, o jardim zoológico apresenta um programa denominado “Berkshires to the Sea”, que se propõe a efectuar uma viagem histórica pela beleza natural e pela diversidade da vida animal existente, desde as “Berkshire Mountains” à “Buzzards Bay”. A viagem começa com a demonstração de pumas, ursos negros e águias brancas, as quais indicam a presença do rio e culmina à margem do mar com lontras, focas, e pássaros marinhos. O novo “Complexo Ambiental Aquático” (Aquatics Environment Complex) do Zoológico, explora a flora e a fauna dos lagos, ribeiras e estuários da região. O jardim também tem bisontes, elefantes asiáticos e apresenta uma quinta típica da região Nova Inglaterra, com algumas das mais raras raças de animais domésticos.
Além de toda a riqueza cultural anteriormente descrita, New Bedford também possui pequenas lojas e galerias de arte. Muitos restaurantes locais, oferecem pratos de mariscos característicos de New Bedford, bem como todo o tipo de culinária tipicamente portuguesa. Durante a temporada de verão, acontecem em New Bedford muitas festas ao ar livre, destacando-se o festival “Summerfest” e a “Festa do Santíssimo Sacramento” (Feast of the Blessed Sacrament) que é a maior celebração religiosa e cultural portuguesa que se realiza nos Estados Unidos. Todas as segundas quintas-feiras de cada mês celebra-se no Parque Nacional e na baixa da cidade, uma noite dedicada às artes que é denominada “AHA! New Bedford”. Para mais informações, queira por favor contactar telefonicamente o “New Bedford Office of Tourism and Marketing”, através do número 1-800-508-5353.
Artigos relacionados: