Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Sines supera os 48.000 TEU em Janeiro e oferece novo serviço directo via Canal do Panamá
Esta segunda-feira, 6 de Fevereiro, teve início o “California Express”, um novo serviço regular que liga o Porto de Sines directamente à costa Oeste da América do Norte, através do Canal do Panamá, tocando portos dos Estados Unidos da América e terminando em Vancouver, no Canadá.
Este serviço utiliza navios com capacidade superior a 5.000 TEU e dimensões que permitem atravessar o Canal do Panamá, sendo operado pela MSC - Mediterranean Shipping Company, o segundo maior operador mundial de transporte marítimo de contentores e principal cliente do Terminal XXI do Porto de Sines. O primeiro navio incluído neste serviço a escalar Sines é o porta-contentores “CSAV Brasília”, com capacidade para 5.301 TEU, apresentando um comprimento de 294,1 metros e um porte bruto de 65.710 toneladas.
O início deste ano foi globalmente positivo para o Porto de Sines, e particularmente, para a movimentação de contentores no Terminal XXI, que, em Janeiro, registou um novo máximo de 48.187 TEU.
O crescimento sustentado desta infraestrutura tem assentado na consolidação dos tráfegos de ligação a economias mundiais com elevados índices de crescimento, casos da República Popular da China e do Brasil, associado aos grandes países consumidores do globo, como os Estados Unidos da América e Canadá, apostando no desenvolvimento de novos serviços, como é o caso das recentes ligações ao Uruguai e Argentina, a que se associa agora o novo serviço direto à costa Oeste da América do Norte.