Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Sines supera os 48.000 TEU em Janeiro e oferece novo serviço directo via Canal do Panamá

Esta segunda-feira, 6 de Fevereiro, teve início o “California Express”, um novo serviço regular que liga o Porto de Sines directamente à costa Oeste da América do Norte, através do Canal do Panamá, tocando portos dos Estados Unidos da América e terminando em Vancouver, no Canadá.

Este serviço utiliza navios com capacidade superior a 5.000 TEU e dimensões que permitem atravessar o Canal do Panamá, sendo operado pela MSC - Mediterranean Shipping Company, o segundo maior operador mundial de transporte marítimo de contentores e principal cliente do Terminal XXI do Porto de Sines. O primeiro navio incluído neste serviço a escalar Sines é o porta-contentores “CSAV Brasília”, com capacidade para 5.301 TEU, apresentando um comprimento de 294,1 metros e um porte bruto de 65.710 toneladas.

O início deste ano foi globalmente positivo para o Porto de Sines, e particularmente, para a movimentação de contentores no Terminal XXI, que, em Janeiro, registou um novo máximo de 48.187 TEU.

O crescimento sustentado desta infraestrutura tem assentado na consolidação dos tráfegos de ligação a economias mundiais com elevados índices de crescimento, casos da República Popular da China e do Brasil, associado aos grandes países consumidores do globo, como os Estados Unidos da América e Canadá, apostando no desenvolvimento de novos serviços, como é o caso das recentes ligações ao Uruguai e Argentina, a que se associa agora o novo serviço direto à costa Oeste da América do Norte.