Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ESTALEIROS NAVAIS DE VIANA DO CASTELO
Salários de Janeiro totalmente pagos até hoje
A administração da Empordef estava ontem a proceder ao pagamento dos salários de Janeiro aos cerca de 650 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), depois de voltar a sentir as dificuldades do mês anterior.
Fonte da Empordef contactada pela Lusa explicou que a verba para desbloquear o pagamento dos salários foi assegurada na segunda-feira e o processamento dos vencimentos feito ontem.
Os salários deverão ficar disponíveis nas contas de todos os trabalhadores até esta quarta-feira, sublinhou a Empordef.
A holding que detém os ENVC já tinha admitido, este mês, estar a enfrentar, novamente, "dificuldades para assegurar o pagamento dos salários", repetindo-se o cenário de dezembro.
"A empresa não tem liquidez para assegurar essa operação e está dependente de soluções externas", explicou ainda a fonte.
O pagamento do mês de Dezembro só foi desbloqueado a 06 de janeiro, mais de dez dias depois da data habitual.
Para garantir esse pagamento foi necessário um empréstimo bancário assegurado pela Caixa Geral de Depósitos, sendo que só nos salários diretos aos 650 trabalhadores, fora restantes encargos sociais, a verba mensal ronda os 700 mil euros.
Por norma, os salários dos trabalhadores dos ENVC são processados entre os dias 25 e 27 de cada mês.
Face à indefinição em torno do futuro da empresa, os trabalhadores realizam esta sexta-feira uma manifestação pelas ruas da cidade de Viana do Castelo, que culminará com um plenário na Praça da República, pelas 12:00.
Artigos relacionados: