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POR VÍTOR CALDEIRINHA
LINER SHIPPING CONNECTIVITY INDEX - Portugal na 56.ª posição
A UNCTAD publicou recentemente o liner shipping connectivity index (LSCI), o seu índice anual de conectividade marítima em linhas regulares de contentores, em que Portugal ficou em 56º, descendo do 26ª posição que ocupava em 2010, regressando a valores relativos semelhantes aos de 2006. É ainda assim uma posição muito próxima da posição do País no índice global de competitividade que já referi neste portal.
A versão actual do LSCI é gerada a partir de cinco componentes: (a) o número de navios de linha regular; (b) capacidade de transporte total dos navios; (c) o tamanho máximo dos navios; (d) o número de serviços de linha regular; (e) o número de empresas que usam os navios porta-contentores para receber e expedir cargas nos portos de um país. Os dados são obtidos na “Containerisation International Online”.
O índice é gerado da seguinte forma: para cada uma dos cinco componentes, o valor de um país é dividido pelo valor máximo de cada componente em 2004, sendo calculada a média das cinco componentes por país. Esta média é então dividida pela média máxima para 2004 e multiplicada por 100. Desta forma, o índice gera o valor 100 para o país com o maior índice de média das cinco componentes em 2004.
Este índice reflecte certamente a perda de importância relativa dos portos portugueses no mercado do shipping devido à crise do Euro. Existirão outros fatores explicativos?
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