Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

DECLARAÇÕES FEITAS PELO TELEFONE E ESCUTADAS PELA POLÍCIA

Comandante do Costa Concordia: «Quando me apercebi de que o navio estava inclinado, fui-me»

A polícia italiana interceptou uma conversa telefónica do comandante do Costa Concordia, um dia após o naufrágio, na qual Francesco Schettino admite ter abandonado o navio mal percebeu que este estava inclinado. Na mesma conversa, Schettino responsabiliza um “gerente” desconhecido das autoridades pela navegação na zona costeira.

“Quando me apercebi de que o navio estava inclinado, fui-me”, diz Francesco Schettino a um amigo, por telefone, segundo o diário italiano La Repubblica. Na versão que o próprio comandante contou à juíza italiana a quem prestou declarações, Schettino teria abandonado o navio acidentalmente, depois de ter tropeçado e caído num barco salva-vidas.

Mas os detalhes revelados por esta conversa não se ficam por aqui. Schettino revela ainda ao amigo que foi pressionado por um responsável – cujo nome se desconhece – para se aproximar da ilha de Giglio. “O gerente insistia comigo: ‘Passa por ali, passa por ali’. [Embora] outros em meu lugar não tivessem sido tão benevolentes, não tinham aceitado, mas insistia, que eu não tinha coragem, ‘passa por ali, passa por ali’”, recorda.

“Passei, e os instrumentos de bordo não indicavam que houvesse nada lá em baixo”, continua Schettino, que aos agentes responsáveis pela investigação do naufrágio disse que as pressões para aproximar o navio tinham sido feitas a partir da Costa Crociere, a empresa proprietária do navio, para efeitos publicitários. Esta, por sua vez, assegura que a mudança de rota não foi autorizada.

O naufrágio do navio cruzeiro Costa Concordia, junto à ilha italiana de Giglio, a 13 de Janeiro, provocou pelo menos 16 mortos. O navio cruzeiro tinha saído do porto de Civitavecchia nesse mesmo dia com destino a Savona.

fonte

CONSULTE O DOSSIER "COSTA CONCORDIA", COM VÁRIAS DEZENAS DE ARTIGOS SOBRE A TRAGÉDIA







Artigos relacionados:

  • A rota seguida pelo COSTA CONCORDIA
  • Vídeo promocional mostra o interior do Costa Concordia
  • Tragédia do COSTA CONCORDIA
  • «COSTA CROCIERE» mobiliza batalhão de 1.100 pessoas para gerir a crise
  • Intensificam-se as operações para extrair combustível do «Costa Concordia»
  • Navio afundado atrai enxurrada de turistas à ilha de Giglio
  • Imagens mostram buscas no fundo do mar, onde navio naufragou
  • Mercado português dos cruzeiros incólume após acidente do Costa Concordia
  • Veja a Ilha de Giglio em directo
  • Encontrado disco rígido do Costa Concordia que poderá esclarecer as causas do naufrágio
  • Lei não obriga capitão a ficar no navio, dizem especialistas
  • Bilhetes para uma nova viagem à venda dois dias após o naufrágio
  • Encontrado mais um cadáver, balanço do naufrágio sobe para 12 mortos
  • Especialistas avaliam se Costa Concordia deve ser consertado ou desmontado
  • «CONCORDIA - O comandante cobarde»
  • Histórias trágicas de um naufrágio
  • Quem comanda o navio?
  • No mar também se sai da estrada
  • Como é possível?
  • Último filme de Godard foi rodado no «Costa Concordia»
  • «Volta para bordo, porra!»
  • Dominika, a bailarina que defende o comandante
  • «Não fumo, não bebo, não me drogo»
  • Oficial que repreendeu comandante de navio vira herói em Itália
  • T-shirts com a frase «Volte a bordo, ...» à venda em Itália
  • Familiar de vítima do Titanic sobrevive a naufrágio do Costa Concordia
  • Portugueses reprogramam férias em cruzeiros
  • Titanic italiano afunda acções da Carnival
  • Tamanho de navios dificulta resgate em naufrágios
  • ONU equaciona mudar regra marítima após naufrágio na Itália
  • Juíza argentina de 72 anos nadou para escapar de naufrágio
  • Antonello Tievoli, protagonista involuntário da tragédia
  • Medo de uma «bomba ecológica» faz a ilha de Giglio tremer
  • Ouça o telefonema polémico do comandante do Costa Concordia
  • Uma hora de grande tensão transcrita na íntegra
  • Marido salvou Nicole Servel antes de desaparecer
  • Tripulação vestiu coletes antes dos passageiros
  • Mulher estava numa caixa de magia durante naufrágio
  • As últimas horas a bordo do Concordia
  • Comandante do Costa Concordia colocado em prisão domiciliária
  • Cronologia dos principais acidentes marítimos desde o Titanic
  • Sobe para cinco número de mortos em acidente do Costa Concordia
  • «Parece-me óbvio que foi um enorme erro humano», diz ministro italiano
  • Detido comandante do navio que naufragou
  • Onze portugueses estavam a bordo do navio que encalhou
  • Sobreviventes do «Costa Concordia» escapam em salva-vidas
  • Conselho Europeu de Cruzeiros anuncia investigação «completa e exaustiva» do naufrágio
  • Carnival expressa «profunda tristeza» pela «terrível tragédia»
  • Costa Concordia, um palácio flutuante
  • Passageiros portugueses criticam comandante
  • Duro golpe para o turismo de cruzeiros?
  • Os piores naufrágios ocorridos na Europa, nos últimos 20 anos
  • Oito mortos em evacuação de navio de cruzeiro que encalhou
  • Costa Concordia embateu no cais do Porto de Palermo
  • Tragédia às portas do paraíso