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ENCONTRADO O DÉCIMO SEXTO CORPO
Intensificam-se as operações para extrair combustível do «Costa Concordia»
Onze dias depois do naufrágio do "Costa Concordia" começaram as operações preliminares para retirar o combustível que ameaça contaminar a ilha italiana de Giglio, sem que sejam interrompidas as buscas por desaparecidos que, esta terça-feira, permitiram encontrar outro corpo, o décimo sexto.
A equipa técnica da empresa holandesa Smit Salvage, encarregada do bombeamento do combustível, deve estudar todas as possibilidades para extrair de maneira segura as 2.400 toneladas de combustível de dentro dos 23 tanques do navio.
"As operações preliminares começam agora. Isto significa que os mergulhadores da empresa encarregada do bombeamento efetuarão as suas próprias operações submarinas, algo que provavelmente levará dois dias", explicou o engenheiro Claudio Chiavacci.
"Estimamos que o bombeamento no sentido estrito do termo possa começar dentro de alguns dias. O combustível do "Concordia" será primeiro aquecido e, depois, transferido para outra embarcação", acrescentou.
"O plano de bombeamento prevê uma série de medidas de segurança, entre elas um sistema de recuperação de pequenos escoamentos que poderão acontecer durante as operações", perto desta pequena ilha toscana, um grande parque natural marinho, acrescentou o engenheiro.
Na segunda-feira à tarde, uma mancha de óleo de cerca de 200 metros por 300 surgiu não muito longe do navio e os especialistas do meio ambiente acreditam que tenha emergido após o naufrágio, trazida pelas correntes marítimas.
Esta terça-feira, um barco especial do Ministério do Meio Ambiente lançou boias absorventes à volta da mancha, composta por detergentes e óleo de cozinha e de motor.
Equipas de resgate encontram mais um corpo
Paralelamente aos preparativos para o bombeamento, as operações de busca por corpos de vítimas continuam.
Os mergulhadores militares abriram um novo buraco no casco do barco, a cerca de 20 metros de profundidade, e localizaram o 16º corpo na ponte número 3, onde ficava grande parte dos botes salva-vidas. No total 16 pessoas continuam desaparecidas.
O procurador geral da região considerou que a justiça não deve limitar a sua investigação ao capitão Francesco Schettino, e sim concentrar-se também nas eventuais responsabilidades da empresa proprietária do transatlântico, a Costa Crociere.
"O empregador é responsável, é ele quem fornece a garantia. Temos que estudar as opções", declarou, segundo a imprensa italiana, o procurador Beniamino Deidda, que ainda não foi encarregado da investigação.
Schettino e o seu imediato a bordo, Ciro Ambrosio, são por enquanto as únicas pessoas acusadas do naufrágio. Foram acusados de homicídios múltiplos, naufrágio e abandono de navio, mas não foram indiciados formalmente. O comandante do navio está em prisão domiciliária.
fonte
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