Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Portugal beneficia de fundo europeu para a energia do mar

O sector português de energia do mar vai beneficiar de um fundo da União Europeia, que pretende facilitar o acesso de investigadores a instalações de teste nos centros de energia renovável marinha, em toda a Europa. Um total de 9 milhões de euros serão distribuídos pelos vários centros da Europa.

Denominada de ‘MaRINET’ (Marine Renewables Infrastructure Network), a iniciativa europeia oferece períodos de teste em energia renováveis do mar nesses centros, sem nenhum custo para os participantes. Em Portugal, o Wave Energy Centre é parceiro-chave na iniciativa, disponibilizando a sua estação de testes na Ilha do Pico, nos Açores.

Estão incluídos testes de conceitos e equipamentos em vários domínios, tais como, a energia das ondas, energia das marés, energia eólica offshore, entre outros. O financiamento tem como objectivo eliminar as barreiras financeiras, permitindo que empresas e grupos de pesquisa de todo o mundo tenham acesso exclusivo a instalações de teste europeus.

A iniciativa que terá, pelo menos, quatro períodos de candidaturas, termina em 2015, sendo que o primeiro período para concorrer já está aberto desde 1 de Dezembro.

A rede é composta por 42 instalações de teste e 28 centros de pesquisa espalhados por 12 países. Todos os centros participantes terão normas comuns, que passam essencialmente por fazer pesquisas para melhorar a sua capacidade de teste e fornecer estágios para aumentar os conhecimentos especializados neste campo.

fonte