Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
REALIZADOR FAZ DE UM CRUZEIRO O CENTRO DO MUNDO E DA HISTÓRIA PARA REDISCUTIR IMAGENS E SIGNIFICADOS
Último filme de Godard foi rodado no «Costa Concordia»
A última longa metragem do francês Jean Luc-Godard, "Film Socialisme", foi filmado no navio Costa Concordia, que naufragou na costa de Itália.
O navio aparece na primeira parte do filme, na qual se mostram as histórias de alguns turistas num cruzeiro pelo Mediterrâneo, com roteiro diferente da última viagem do Concordia.
No filme, as paragens acontecem em Nápoles (Itália), Alexandria (Egipto) e Argel (Argélia).
Film Socialisme: Jean-Luc Godard and the YouTube cats
Prestes a completar 80 anos, Jean-Luc Godard está sendo homenageado pela Academia com o prêmio dado aos cineastas de quem já não se espera mais nada, o Oscar honorário. O que é uma injustiça, porque numa realidade utópica o filme mais recente do maior cineasta francês vivo, Film Socialisme (2010), levaria pelo menos o Oscar de melhor edição de som.
Soa como um vórtice o vento que bate no microfone colocado no convés do cruzeiro, onde o filme inicialmente se passa. É como se o navio - que está fazendo um trajeto por Egito, Palestina, Odessa, Grécia, Nápoles e Barcelona - tragasse todos os resíduos do mundo. A comparação com Um Filme Falado de Manoel de Oliveira é inevitável; ambos usam um cruzeiro para discutir o eurocentrismo. A diferença é que o português se organiza a partir da diplomacia, com sua educada babel sentada no salão de mesas redondas, enquanto o francês recusa qualquer ordem que não seja a das colagens, do ruído.
Artigos relacionados: