Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
COSTA CONCORDIA
«Parece-me óbvio que foi um enorme erro humano», diz ministro italiano
O ministro da Defesa italiano reagiu à notícia do acidente do navio de cruzeiro Costa Concordia , apontando erro humano como origem da situação trágica.
Esta opinião surge numa altura em que é divulgado que a embarcação se aproximou da costa para saudar os habitantes da ilha de Giglio, com luzes e altifalantes.
Esta possibilidade vai ganhando consistência, como forma de justificar as razões que levaram o barco, de grandes dimensões, a navegar próximo de um banco de areia.
Entretanto as investigações vão decorrendo. «A caixa negra do Concordia já está a falar», disse Francesco Verusio, procurador de Grosseto encarregue da investigação.
«Há uma hora de diferença entre o momento da colisão com o obstáculo (21.45 horas) e o alarme à Capitania (22.43 horas)». «Porque é que o comandante esperou tanto tempo?», questionou o responsável pela investigação.
Já o ministro italiano da Defesa, o almirante Giampaolo di Paola, em declarações à televisão pública, mostrou-se perentório: «As investigações irão explicar o sucedido mas, neste momento, parece-me óbvio que foi um enorme erro humano.»
Artigos relacionados: