Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Centro de Energia das Ondas beneficia de parte de € 9 milhões do fundo europeu de energias renováveis marinhas

O sector de energias renováveis marinhas português vai beneficiar de uma nova iniciativa financiada pela UE de €9M, que visa facilitar o acesso a instalações de teste de energias renováveis marinhas por toda a Europa. "MaRINET" (Marine Renewables Infrastructure Network) oferece, aos participantes, períodos de teste de energias renováveis marinhas nestes centros a custo zero, através de financiamento da Comissão Europeia. O Centro de Energia das Ondas é parceiro nesta iniciativa.

O projecto MaRINET abrange testes de componentes e de protótipos em áreas como a energia das ondas, energia das marés, energia eólica offshore e meio ambiente, para acelerar o desenvolvimento de energias renováveis marinhas a nível europeu. O financiamento visa eliminar barreiras financeiras ao permitir que empresas e grupos de investigação beneficiem de acesso exclusivo a reconhecidas instalações de teste europeus fora do seu próprio país, custos que não são geralmente cobertos por regimes de financiamentos nacionais.

A iniciativa, com pelo menos quatro concursos, termina em 2015 e o primeiro concursos abriu a 01 de Dezembro. São convidados a candidatar-se para participar nesta primeira chamada os utilizadores potenciais das infraestruturas, que devem trabalhar na Europa ou um país associado ao programa 7ºPQ Europeu.

A rede é composta por 42 instalações de teste de 28 centros de pesquisa em 12 países diferentes. Ao fazer a conexão destas instalações de energias renováveis marinhas e usar esta rede de testes acordada, esta iniciativa oferece agora um caminho claro para a comercialização, permitindo aos usuários progredir nos testes dos seus dispositivos em cada fase de testes. Todos os centros participantes irão usar normas comuns e conduzir investigação de forma a melhorar a suas próprias capacidades de ensaios e fornecer formação de maneira a aumentar os conhecimentos especializados na área.

No âmbito deste projecto o Centro de Energia das Ondas disponibiliza a empresas e grupos de investigação maioritariamente estrangeiros a sua Central de Ondas na Ilha do Pico para teste de turbinas bidireccionais para centrais de coluna de água oscillante. Esperamos que um número significativo de empresas e grupos de investigação europeias se candidatem à utilização desta instalação para ensaios. António Sarmento, do Centro de Energia das Ondas, convida as empresas e grupos de investigação portugueses a solicitarem financiamento para aceder às instalações europeias através de MaRINET:

''MaRINET oferece uma oportunidade única para aceder a estas instalações de teste europeias de renome mundial para validar e progredir conceitos em qualquer fase de desenvolvimento e para, finalmente, aproveitar os inexplorados recursos energéticos renováveis, que são abundantes em todo o litoral europeu. Esta é uma grande oportunidade para avançar com testes de investigação de energias renováveis marinhas e para o desenvolvimento comercial para Portugal, empresas europeias e grupos de investigação”, disse.

Os grupos interessados devem preencher o formulário de inscrição on-line em http://www.fp7-marinet.eu/. A data limite para as inscrições é dia 29 de Fevereiro de 2012.

fonte