Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Sindicato critica ausência de verbas para construção de porto na Trafaria
O Sindicato dos Trabalhadores da Pesca do Sul critica a ausência de verbas no Orçamento de Estado para a construção de um porto na Trafaria, após o desmantelamento da Doca de Pedrouços.
«Neste momento, todo o Estuário do Tejo está sem um porto de abrigo com condições de dar guarida aquelas embarcações», afirmou o sindicalista Jorge Amorim.
Em declarações à TSF, Jorge Amorim adiantou ainda que «muitas das traineiras que descarregavam o pescado na Doca de Pedrouços hoje têm de vir a Setúbal ou Sesimbra descarregar aumentando os custos de produção».
Este sindicalista disse ainda que «não se encontrou nenhuma alternativa na Margem Norte ou Sul para resolver o problema» e que «só com a construção do porto da Trafaria é possível resolver isto».
Sobre as medidas que defende para o sector da pesca, Jorge Amorim defendeu que «deve haver um preço mínimo na primeira venda e um a taxa máxima de lucro, que já existiu».
«No nosso entender, isto pode fazer com que haja uma baixa do preço ao consumidor final e a possibilidade de compra de mais pescado, o que quer dizer que pode vir a valorizar bastante o preço do pescado na primeira venda», explicou.