Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal

Realizou-se nos dias 7 a 9 de Novembro o curso Life Rail, uma organização da Escola Europeia de Shortsea Shipping 2E3S sedia da em Barcelona, com o suporte financeiro da União Europeia e o apoio de formadores da Logimaris, Cp Carga, Portucel, MSC, APSS e da Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.

O curso realizou-se entre Bilbao-Santander-Bilbao - no interior do comboio de bitola métrica Expreso de la Robla, que possui uma carruagem de formação certificada -, e incluiu a visita a dois portos espanhóis e zonas intermodais respectivas.

O Expreso de la Robla é um comboio turístico de luxo, com apartamentos duplos no seu interior e zona de pequeno almoço.

Os 31 participantes portugueses incluíam agentes de navegação, portos, carregadores, armadores, operadores ferroviários e transitários.

O curso conseguiu aprofundar matérias pouco abordadas noutros fóruns, relacionadas com a ferrovia e os portos nos domínio técnicos, económicos, comerciais, operacionais e logísticos, com a resolução de um caso de estudo demonstrador das vantagens da ferrovia. Juntar ferroviários e portuários teve como vantagem o incremento dos conhecimentos de ambos os mercados e das respectivas possibilidades de interacção de forma realista a médio e longo prazo.

Está em estudo a possibilidade de realização deste tipo de acção entre os portos portugueses, uma vez que se identificou a necessidade de alargar o curso a mais actores das esferas marítimas e ferroviárias em conjunto.

POR VÍTOR CALDEIRINHA
 







Artigos relacionados:

  • 1.º Curso LIFE RAIL para portugueses