Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Experiência do género da do «Expreso de la Robla» pode chegar a Portugal
Realizou-se nos dias 7 a 9 de Novembro o curso Life Rail, uma organização da Escola Europeia de Shortsea Shipping 2E3S sedia da em Barcelona, com o suporte financeiro da União Europeia e o apoio de formadores da Logimaris, Cp Carga, Portucel, MSC, APSS e da Agência Portuguesa do Transporte Marítimo de Curta Distância.
O curso realizou-se entre Bilbao-Santander-Bilbao - no interior do comboio de bitola métrica Expreso de la Robla, que possui uma carruagem de formação certificada -, e incluiu a visita a dois portos espanhóis e zonas intermodais respectivas.
O Expreso de la Robla é um comboio turístico de luxo, com apartamentos duplos no seu interior e zona de pequeno almoço.
Os 31 participantes portugueses incluíam agentes de navegação, portos, carregadores, armadores, operadores ferroviários e transitários.
O curso conseguiu aprofundar matérias pouco abordadas noutros fóruns, relacionadas com a ferrovia e os portos nos domínio técnicos, económicos, comerciais, operacionais e logísticos, com a resolução de um caso de estudo demonstrador das vantagens da ferrovia. Juntar ferroviários e portuários teve como vantagem o incremento dos conhecimentos de ambos os mercados e das respectivas possibilidades de interacção de forma realista a médio e longo prazo.
Está em estudo a possibilidade de realização deste tipo de acção entre os portos portugueses, uma vez que se identificou a necessidade de alargar o curso a mais actores das esferas marítimas e ferroviárias em conjunto.
Artigos relacionados: