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Douro Azul ganha novo contrato de 20,5 milhões e vai construir outro navio
O crescimento da Douro Azul entrou em velocidade de cruzeiro. Em contraciclo com a recessão económica portuguesa, a maior operadora de cruzeiros turísticos no rio Douro aposta no reforço da sua frota. Depois de ter lançado à agua, em Abril passado, o seu quinto navio-hotel, num investimento de 12,4 milhões de euros, e de ter anunciado a intenção de contratar a construção de mais um barco, a empresa acaba de firmar, em Inglaterra, a decisão de duplicar a encomenda a adjudicar até ao final deste ano.
"Assinei, na World Travei Market, em Londres, um contrato por cinco anos com a norte-america na Ama Waterways, no valor de 20,5 milhões de euros, o que vai obrigar a Douro Azul a encomendar a construção de mais um navio-hotel para além do que já estava previsto", revelou ao Negócios Mário Ferreira, presidente da empresa portuguesa. Significa isto que a Douro Azul assegurou até 2017 a ocupação integral, com clientes estrangeiros, do futuro navio, que deverá entrar ao serviço da companhia californiana em Março de 2013.
E pela primeira vez na sua história, a empresa sediada no Porto terá na sua frota um barco baptizado como nome da contratante. "Todos os nomes dos barcos que trabalham em exclusivo para a Ama Waterways começam por Ama. No caso do nosso navio, a empresa norte-americana decidiu chamar-lhe Ama Vida, pois estará ao serviço daqueles que amam a vida!", gracejou Mário Ferreira.
O empresário português, que ontem assinou o novo contrato com Rudi Schreiner, presidente da AmaWaterways, avançou ainda que o AmaVida, que terá uma dimensão semelhante aos que fazem parte da actual frota da Douro Azul, vai ficar dotado de uma menor capacidade de alojamento. "Devido ao facto de o perfil de cliente deste operador ser de classe alta, o navio terá 54 cabines em vez das habituais 65", confidenciou o mesmo gestor.
Investimento previsto: cerca de 11 milhões de euros, sendo que "este contrato compreende um adiantamento de 500 mil euros por parte da operadora". A AmaWaterways é especialista na distribuição de cruzeiros fluviais, operando em rios como o asiático Mekong, o europeu Danúbio ou o africano Zambeze.
Mais de 20 milhões no estaleiro
Abriu entretanto a corrida à construção dos novos barcos-hotel da Douro Azul. "É que agora vou encomendar não um, mas dois navios", avançou Mário Ferreira, admitindo que está a negociar com dois estaleiros portugueses - os de Viana do Castelo e a Navalria, da Martifer – e o holandês De Hoop. O empresário não quis adiantar mais pormenores sobre a sua estratégia de negociação, mas confirmou que a adjudicação das duas embarcações deverá acontecer "até ao final do ano".
Aos 11 milhões de euros em que está orçada a construção do AmaVida, acresce os 13 milhões previstos para colocar na água o Douro Prestige, nome do outro navio a encomendar pela Douro Azul, num investimento que inclui a aquisição de um helicóptero e dois autocarros turísticos.
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