Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Embarcações tradicionais enchem de cor o Porto de Lisboa
No passado dia 2 de Novembro decorreu no auditório da Gare Marítima de Alcântara o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo” organizado pela Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa, com o apoio da Administração do Porto de Lisboa.
As boas vindas aos oradores e demais presentes estiveram a cargo da Sra. Engª Natércia Cabral, presidente do Conselho de Administração da APL e a abertura do Workshop contou com a presença do Secretário de Estado do Mar, Prof. Doutor Manuel Pinto de Abreu. As intervenções centraram-se em temas tão importantes como “A União Europeia e a Preservação do Património Marítimo-Fluvial”, “A Cultura do Mar e o Aprofundamento da Identidade Marítima Nacional”.
O mote deste evento foi o debate da problemática da sustentabilidade do património marítimo-fluvial, em geral, e do Estuário do Tejo, em particular.
Nesta ocasião foi ainda inaugurada a Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências”, organizada pela Associação Naval Sarilhense com o apoio da APL, que estará aberta ao público todos os dias, das 14h00 às 18h00 até ao próximo dia 13 de Novembro. Trata-se de uma exposição de acesso livre, onde se poderão encontrar embarcações tradicionais, miniaturas de embarcações tradicionais ou artefactos náuticos e fotografias que nos transportam para aquela que foi a realidade do porto até ao início dos anos 70 do século passado.
Artigos relacionados: