Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
A 2 DE NOVEMBRO, NO AUDITÓRIO DA GARE MARÍTIMA DE ALCÂNTARA
Workshop «Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo»
A Associação Naval Sarilhense e o Instituto de Dinâmica do Espaço da Universidade Nova de Lisboa organizam o Workshop “Desafios à Sustentabilidade do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo”, a decorrer dia 2 de Novembro (Quarta-feira), a partir das 17h00, no Auditório da Gare Marítima de Alcântara (Lisboa).
A organização do evento pretende debater a problemática da sustentabilidade do património marítimo-fluvial, em geral, e do Estuário do Tejo, em particular. Tal ocorre num contexto em que a conjuntura económico-financeira nacional e internacional determina a emergência de novos e importantes desafios à capacidade de actuação das instituições na preservação e promoção deste património. Mas, igualmente, num contexto em que a União Europeia veio reafirmar a importância da reivindicação do património marítimo e da reafirmação da identidade marítima da Europa, e em que se assiste a uma reorientação estratégica de Portugal em relação ao Mar.
A Abertura do Workshop contará com a participação do Secretário de Estado do Mar, Professor Manuel Pinto de Abreu. Os oradores convidados irão centrar as suas intervenções nos seguintes temas: “A União Europeia e a Preservação do Património Marítimo-Fluvial”, “A Cultura do Mar e o Aprofundamento da Identidade Marítima Nacional”, “A salvaguarda e sustentabilidade do património marítimo e fluvial do Estuário do Tejo: papel do Ecomuseu Municipal do Seixal, na perspectiva de uma gestão participativa” e “As Associações Náuticas e a Preservação do Património Marítimo-Fluvial do Estuário do Tejo: o caso da Associação Naval Sarilhense”.
No decorrer deste evento será ainda inaugurada a Exposição “Embarcações Tradicionais do Estuário do Tejo: história, memórias, vivências”, organizada pela Associação Naval Sarilhense na Gare Marítima de Alcântara (Salão Almada Negreiros). Trata-se de uma exposição de embarcações tradicionais, miniaturas de embarcações tradicionais, artefactos náuticos e fotografias, que estará patente entre os dias 3 e 13 de Novembro (14h00-18h00).
A entrada no Workshop é livre, sujeita a inscrição prévia até ao dia 31 de Outubro. A inscrição poderá ser realizada por e-mail (ide@fcsh.unl.pt) ou telefone (217 908 389).
Artigos relacionados: