Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
FAROL DO CABO DA ROCA
Incandescência a petróleo chegou a 26 de Outubro de 1896
Na segunda metade do século XVIII iniciou-se a instalação de faróis no litoral vizinho de Lisboa, auxiliando o tráfego marítimo costeiro e garantindo a segurança dos navios, nomeadamente na entrada da barra do Tejo. Foi, pois, nesse contexto que em 1772 se ergueu o farol do Cabo da Roca. Este possui diversos anexos térreos e uma torre quadrangular de 22 metros de altura e que se encontra integralmente revestida com azulejos brancos.
Em 1843, segundo uma obra publicada no ano de 1872, pela Impressa Nacional, "Pharoes, Marcas Marítimas, Estações Semaphóricas e Postos Meteorológicos em Portugal", e quando o Serviço de Faróis já se encontrava sob a alçada do Ministério da Fazenda, foi o farol do Cabo da Roca totalmente remodelado e é então que ele apresenta mais ou menos, o aspecto actual.
Funcionamento com incandescência a petróleo, só a 26 de Outubro de 1896, e já quando os faróis haviam passado a depender de outro departamento governamental, a Marinha, o farol do Cabo da Roca recebeu o benefício da energia eléctrica.
Mais tarde a instalação de um rádio-farol, accionado por 2 motores, cujo alcance de 100 milhas muito aumentou a importância desta ajuda à navegação marítima do Cabo da Roca, tornou-se assim extensiva às aeronaves, vindo aumentar ainda mais o valor da obra implantada em 1772, na ponta mais ocidental do continente Europeu.
Ali, no Cabo da Roca, onde, também se pode dizer que a Terra Acaba e o Mar Começa, uma Vigia, um Forte e um Farol, desempenharam ao longo de várias épocas, cada um à sua maneira, um papel importante na defesa da região, do País e da navegação em geral.
- Localização: Cabo da Roca
- Posição: Latitude 38º 47' Norte - Longitude 9º 30' Oeste
- Altitude: 165m
- Estrutura Torre prismática quadrangular com edifícios
anexos
- Altura da Torre: 22 m
- Sistema Iluminante: Óptica em cristal, direccional rotativa
- Lâmpada: 100W/120V quartzline
- Luz cor: Branca
- Alcance: 24 km
- Período: 20’
É considerado o mais ventoso de todos os faróis do País.
A subida ao ponto mais alto do Farol faz-se por uma escada em caracol com 88 degraus.
O Cabo da Roca está entre os cerca de 800 pontos geográficos espalhados pelo mundo que, desde 1989, têm sido dedicados à Paz, através do programa Sri Chinmoy Peace Blossoms.
Da sua riqueza biológica, no espaço envolvente, sobressai a flora peculiar que ali se encontra, com especial destaque para a armeria pseudoarmeria, planta de flores brancas que se desenvolve nesta região, devido aos ventos dominantes de Norte e de Noroeste,
carregados de humidade pela “presença do mar e pela ocorrência de frequentes nevoeiros.”
FONTE
Recolha de Vitalino Cara d’Anjo
Artigos relacionados: