Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ATÉ 24 DE OUTUBRO
RipCurl Pro Portugal | Peniche volta a acolher elite do circuito mundial
O RipCurl Pro Portugal, nona prova do circuito mundial, traz a Peniche a elite do surf mundial, com destaque para os campeões Kelly Slater e Jordy Smith, além do português Tiago “Saca” Pires.
Até 24 de Outubro, as praias do concelho de Peniche, zona que começa a ser denominada pelos surfistas como a “Califórnia da Europa”, recebem pelo terceiro ano consecutivo a prova do circuito mundial, onde são esperados 40 dos melhores surfistas da actualidade.
A praia de Supertubos, assim chamada pela ondas perfeitas que podem chegar aos cinco metros de altura, volta a receber os vencedores da prova de 2009, o australiano Mick Fanning, e 2010, o norte-americano Kelly Slater. Curiosamente, ambos venceram o circuito mundial de surf após triunfarem da etapa portuguesa.
Tiago “Saca” Pires, o melhor surfista português e o primeiro a qualificar-se para o principal circuito do surf mundial, o ASP World Surf, é também esperado em Peniche, depois da sua participação no Quiksilver Pro France, que ainda decorre em Hossegor.
O Rip Curl Pro Portugal, que em 2009 ainda era a prova “flutuante” do circuito mundial, passou integrar o “tour” devido às condições que apresentou para os surfistas e também pela pressão que estes fizeram junto da Associação de Surfistas Profissionais (ASP).
José Farinha, diretor geral da Rip Curl Portugal, sublinhou hoje que esta irá trazer “os melhores surfistas da atualidade” a Peniche, reconhecendo que a cidade piscatória está em “contra-ciclo com a crise” que se faz sentir no país e internacionalmente.
“O surf anda em contra-ciclo neste clima económico e sombrio que vivemos. O surf está em crescimento em termos de escola, além de levar também ao crescimento turístico da zona”, frisou José Farinha, relembrando que a prova de Peniche está assegurada até 2014.
Também o presidente da Câmara Municipal de Peniche, António José Correia, considera que a prova tem “um forte impacto” para a economia local, salientando os investimentos que têm sido realizados na área dos alojamentos.
“Peniche tornou-se a capital da ‘onda’ e todos estes investimentos são muito bons para a comunidade local”, frisou o edil durante a apresentação da prova à comunicação social, em Lisboa.