Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Farol da Ponta da Serreta
O Farol da Ponta da Serreta localiza-se no alto de uma falésia, a ponta do Queimado, freguesia da Serreta, na costa norte da ilha Terceira, nos Açores.
O farol actual é uma moderna torre de fibra de vidro com 14 metros de altura, branca com barras horizontais vermelhas, alimentada a energia solar.
Foi iniciado em 1907 pelo engenheiro Jules Dourot e pelos mestres Augusto Alves, pedreiro, e Jacinto Ferreira, carpinteiro. Foi inaugurado em 4 de Novembro de 1908, segundo estudo do engenheiro hidrógrafo Júlio Zeferino Schultz Xavier, capitão-de-fragata. Teve à data da sua inauguração um chefe e dois faroleiros.
A estrada de acesso ao farol, que sai da estrada nacional, apenas foi aberta sessenta anos mais tarde, por diligência do governador civil, Dr. Teotónio Machado Pires.
A 1 de Janeiro de 1980, aquando do forte sismo que assolou os Açores, o primitivo farol foi parcialmente destruído.
Em finais de 1983 foi deslocado para os Açores a antiga torre metálica do extinto farol de Cacilhas que havia sido desactivada em 18 de maio de 1978 devido à construção do novo Terminal de Passageiros de Cacilhas e à sua pouca utilidade como ajuda à navegação. Esteve em funcionamento desde o ano de 1986 até junho de 2004.
Durante o primeiro semestre de 2004, o ex-farol de cacilhas instalado na ilha terceira, foi desmontado e substituído por uma estrutura em fibra de vidro com sistema não vigiado.
Artigos relacionados: