Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Critical monotoriza plataforma de energia das ondas e do vento na Dinamarca

A Critical Software, com sede em Coimbra, e a Critical Materials, empresa do grupo, estão a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de tecnologias de informação que monitoriza a condição e saúde estrutural de uma plataforma marítima de geração de energia eléctrica, na Dinamarca.

O trabalho da Critical no protótipo do Poseidon, situado na costa de Lolland, na Dinamarca, e propriedade da Floating Power Plant, irá “criar condições para a implementação, sem precedentes, de uma solução que assegura que as instalações possam ser operadas eficiente e pró-activamente, reduzindo a intervenção humana”, refere uma nota da empresa.

“Equipamentos marítimos como o Poseidon são alvo de agressões resultantes da sua exposição aos elementos naturais, e não são facilmente acessíveis. Por este motivo, carecem de ser monitorizados por sistemas sofisticados e pró-activos”, explica uma informação da Critical Software.

A Critical adianta, ainda, que “é comum empresas que operam no sector das energias renováveis desperdiçarem tempo e dinheiro em tecnologia para a monotorização e manutenção da integridade de software e equipamentos críticos que tende a ser reactiva. Ou seja, alerta as equipas tardiamente, quando estragos e danos no valor de milhões de euros já foram causados aos equipamentos”.

“A solução desenvolvida pela Critical para esta plataforma ‘off-shore’ permitirá disponibilizar funcionalidades avançadas de operação e manutenção, com o sistema a enviar alertas à equipa do Poseidon sobre potenciais problemas na plataforma, para que estes possam ser resolvidos antes de causarem alguma interrupção ou dano grave, possibilitando um planeamento de manutenção com um custo reduzido ao longo da vida útil da plataforma,” destaca Rui Avelãs Nunes, gestor de desenvolvimento de negócio da Critical Software.

No Poseidon, a geração de energia das ondas serve como base flutuante para as turbinas eólicas marítimas, criando assim um híbrido de energia sustentável. Tratando-se de uma plataforma totalmente inovadora, permite demonstrar que a produção de energia verde pode ser mais eficiente, ao introduzir software de análise de dados estruturais e de estado de saúde de forma remota e actualizada.

FONTE: CAMPEÃO DAS PROVÍNCIAS

“Operação, manutenção e capacidade de sobrevivência são questões-chave quando se trabalha em ‘off-shore’. É essencial para a Floating Power Plant que durante o desenvolvimento da tecnologia mantenhamos um foco contínuo no aperfeiçoamento da sua Operação e Manutenção. Escolhemos, por isso, colaborar com a Critical com o intuito de desenvolver e testar uma estratégia de Operação e Manutenção mais pró-activa”, salienta Anders Køhler, presidente da comissão-executiva da Floating Power Plant.

Esta empresa lançou em 2008 uma central de demonstração de 37 metros para um teste completo em ‘off-shore’, no parque de turbinas eólicas de Vindeby, ao largo da costa de Lolland, na Dinamarca. O objectivo do teste é documentar a taxa de utilização em condições ‘off-shore’, o uso dos sistemas enquanto base de flutuação para turbinas eólicas e utilizar o local como uma plataforma para futuro desenvolvimento.

O projecto prevê que a plataforma final Poseidon tenha entre 80 e 230 metros, dependendo das condições das ondas e do vento do local escolhido para a sua instalação.
 







Artigos relacionados:

  • João Cunha e Silva salienta a importância do mar na «óptica da valorização energética»
  • A energia que vem das ondas do mar
  • «Energias Renováveis Offshore e o Seu Potencial nas Regiões Ultra-Periféricas»
  • Centros de dados do Google vão viajar pelos mares
  • Noruega quer construir laboratório marinho futurístico
  • Conheça o maior parque eólico offshore do mundo
  • WavEC - Centro de Energia das Ondas prepara «páginas amarelas» do sector