Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Pirataria custa 6,5 mil milhões por ano
A pirataria representa prejuízos anuais de 6,5 mil milhões de euros para o comércio marítimo mundial.
A estimativa é dos proprietários de navios indianos, que exigiram esta segunda-feira que as Nações Unidas criem uma força marítima especial para travar os ataques piratas ao largo da costa da Somália e no Oceano Índico. Neste momento, os piratas somalis mantêm reféns 26 navios e 600 marinheiros.
Desde o passado dia 1 de Setembro, a fragata da Marinha portuguesa D. Francisco de Almeida está integrada na operação Ocean Shield, da força naval permanente da NATO SNMG1, que combate a pirataria no Corno de África, uma das zonas com maior tráfego marítimo e onde se têm verificado numerosos ataques de piratas a cargueiros e petroleiros. A missão termina a 30 de Outubro.
Anil Devli, responsável da Organização Nacional de Armadores da Índia, disse hoje que foi enviada uma carta ao governo indiano para pedir a criação de uma força marítima sob o comando das Nações Unidas, à semelhança das forças de manutenção da paz, com vista a garantir a protecção e segurança das rotas marítimas no Mar da Arábia e no Oceano Índico.
FONTE: ECONÓMICO
Artigos relacionados: