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Vítor Caldeirinha lança livro «Gestão Portuária II»

Vitor Caldeirinha lançou esta quinta-feira o seu segundo livro sobre o tema da Gestão Portuária, obra que se encontra à venda no site da Cargo Edições. Este é o seu segundo livro sobre o tema da Gestão Portuária, depois do primeiro livro editado em 2007 se ter esgotado. Novamente recorrendo a uma colectânea de artigos recentemente publicados na revista Cargo, que inclui ainda trabalhos de investigação sobre economia e política portuária, procura aprofundar os temas mais actuais do sector e realizar análises, bem como encontrar soluções e exemplos para questões que se colocam aos portos portugueses.

Vitor Caldeirinha é economista e colaborador regular da revista Cargo, onde escreve artigos sobre portos e transportes, é Mestre em Gestão/MBA pelo ISEG, sendo ainda professor há vários anos no ISEG, no curso de Gestão Portuária, membro da Direcção da ADFERSIT e Director na APSS, tendo sido Director Comercial do Porto de Lisboa 2003/04.

O livro começa com uma abertura do Professor José Augusto Felício sobre o "Sistema Integrado de Transportes: A importância do território e dos centros de inteligência", como introdução ao tema dos transportes e da gestão portuária, de forma integrada.

Como não poderia deixar de ser, o livro dá grande ênfase às questões do Marketing Portuário. "Depois de muitos anos sem que os gestores portuários compreendessem a importância do marketing portuário, finalmente esta questão passou a ser central na gestão dos portos portugueses. Não se trata de publicidade e propaganda, mas antes de Marketing no sentido da adequação do produto às necessidades da procura, da adaptação dos preços à política comercial, da divulgação apropriada dos serviços prestados pelos portos e de atribuir ao cliente, carregador e armador, a importância fulcral nas iniciativas, nas decisões e nas acções de todas as pessoas do porto, em especial dos gestores de topo."

Outra questão marcante neste livro, é a Eficiência Portuária. "Os portos devem ser eficientes já que estão num mundo em concorrência que exige padrões cada vez mais elevados. A eficiência é um conceito relativo. Não se tem eficiência por si, mas tem que se ser mais eficiente que os outros. Como os portos estão numa corrida pelo mercado, a luta pela eficiência deve ser constante. Ser eficiente é consumir menos recursos, terra, capital e trabalho, para produzir uma mesma unidade de produto portuário ou serviço, com determinado nível de qualidade. Não ter em conta estes factores é ficar para trás e os portos portugueses ainda têm a aprender nestas matérias."

"Um tema muito actual é a Governação dos portos portugueses, cujo modelo tem vindo a ser discutido em diversos fóruns. O problema que se coloca é o de saber como optimizar a estrutura dos portos, aplicando menos recursos para obter os mesmos resultados, ou seja, ser mais eficiente e transpor essa eficiência para os clientes finais, tornando as exportações mais competitivas e ajudando a economia a crescer. "

"Outra questão é a do desenvolvimento do sistema portuário a médio e longo prazo. Onde fazer os grandes investimentos que sejam absolutamente necessários para servir o crescimento natural das aspirações da economia portuguesa, da melhor forma e mais eficiente? Que estratégia?"

"Um tema muito importante actualmente é a "re-ligação" aos portos da CPLP. Estes portos de países que têm a mesma língua, têm problemas semelhantes, muitos com dificuldades de crescimento para responder à procura galopante e necessidades de grande investimento em infra-estruturas. Todos com forte potencial de alargamento dos mercados e do hinterland. Cresce nestes países a vontade de cooperar e de fazer algo em conjunto que incentive o aumento do tráfego de cargas entre os portos."

FONTE: CARGO
 







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