Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

ATOL DAS ROCAS, BRASIL

As agruras do faroleiro João da Silva Saraiva

Encontra-se registrado que o faroleiro João da Silva Saraiva que residiu nas Rocas por cerca de oito anos, veio certa vez, sofrer as agruras da falta d’água, com o seus três filhos que lá nasceram, uma vez que o navio de abastecimento demorou a chegar. Mas João da Silva procurou todos os meios para obter socorro, entre os quais o de lançar ao mar garrafas contendo no interior mensagens escritas, explicando o que lhe vinha acontecendo. Ao mesmo tempo, tentava conseguir água para beber, fervendo a do mar numa vasilha, da qual fazia de tampa um chapéu, cujo pano se impregnava de vapor d’água que se condensava em pequenas gotas. Consta que as garrafas foram dar à costa e o navio encarregado do abastecimento chegou ainda a tempo de terminar com o sofrimento do faroleiro e de sua família.

TODA A HISTÓRIA AQUI



A Reserva Biológica Marinha do Atol das Rocas é um pequeno arquipélago de duas ilhas que pertence ao estado do Rio Grande do Norte no Brasil. É o único atol do oceano Atlântico Sul compreendendo 360 000 m² (incluindo o atol e as águas que o circundam). Fica a 260 quilômetros a nordeste de Natal, capital do estado, e 145 km a noroeste do arquipélago de Fernando de Noronha.

Os nomes das duas ilhas são Ilha do Farol e Ilha do Cemitério; sua área total é de 0,36 km².

[editar] História e geografiaO atol foi descoberto pela expedição do navegador português Gonçalo Coelho em 1503 à costa do Brasil. Devido à pouca profundidade nas suas águas, a navegação nesse trecho da costa é muito perigosa.

Tem uma enorme importância ecológica fundamental por sua alta produtividade biológica e por ser uma importante zona de abrigo, alimentação e reprodução de diversas espécies animais.

MAIS DETALHES AQUI

 







Artigos relacionados:

  • Programa «Ciência Viva nos Faróis 2011» termina este domingo
  • Visite o Farol do Cabo Espichel
  • Lendas de Nossa Senhora do Cabo Espichel
  • Faróis-aguarela
  • Visite o Farol do Cabo Carvoeiro
  • FAROL DO CABO CARVOEIRO - Um dos mais antigos de Portugal | Alvará pombalino de 1 de Fevereiro de 1758
  • O farol do outro Cabo Carvoeiro
  • Faróis de Aveiro, do Cabo Carvoeiro , do Cabo da Roca e do Cabo Sardão à sua espera
  • Visite o Farol do Cabo Sardão
  • Visite o Farol do Cabo Mondego
  • Simplicidade e simetria arquitectónica
  • «Farol Velho» - Cabo Mondego
  • 1 minuto de câmara fixa
  • Morre Augustin Fresnel
  • Solo guardas tinieblas
  • Faróis do cabo do mundo
  • Farol de Sines
  • Farol do Cabo Sardão
  • Visite o Farol de Vila Real de Sto. António
  • O tapete vermelho cheio de luzes
  • Faroleiro Martins dixit
  • Visite o Farol do Cabo da Roca
  • O farol mais ocidental do continente europeu
  • A vida no farol do Cabo da Roca
  • A «Vaca da Azóia»
  • Visite o Farol de Aveiro
  • O mais alto de Portugal e um dos mais altos do mundo
  • Visite o Farol do Penedo da Saudade
  • Inaugurado dois meses antes do naufrágio do Titanic
  • Visite o Farol de Leça
  • Farol de Leça, ou Farol da Boa Nova
  • Visite o Farol de S. Vicente
  • Visite o Farol de Montedor
  • Alvará assinado pelo Marquês de Pombal cumprido 152 anos depois
  • Programa Ciência Viva nos Faróis 2011
  • Faróis de Portugal
  • Faróis em papel de parede
  • Farol de Vila Real de Sto. António
  • Projecto «Passaporte do Mar»