Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
BARCO DO EMPREENDEDORISMO - DE 12 A 15 DE SETEMBRO
No Tejo com boas ideias
Para celebrar o sucesso do 8º concurso Poliempreende, o Instituto Politécnico de Lisboa [IPL] coordena a segunda edição do “Barco do Empreendedorismo”, a realizar-se de 12 a15 de Setembro, uma iniciativa espoletada pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo [IPVC] ainda em 2010. Na ocasião, cerca de duas centenas de participantes, entre os quais diversos especialistas, nacionais e internacionais, subiram o rio Douro e, durante seis dias, estiveram reunidos com um único propósito: fomentar o empreendedorismo em tempos de crise.
Este ano, o Barco do Empreendedorismo navegará pelas águas do Tejo, constando do programa diferentes iniciativas, das quais se destacam a realização do Concurso Nacional de Ideias e a apresentação do livro “Empreendedorismo e Motivações Empresariais no Ensino Superior”, que conta como co-autor o Vice-Presidente do IPVC, Nuno Vieira e Brito. Resultado de uma investigação que abrangeu mais de 6500 alunos do Ensino Superior de cariz politécnico, numa dimensão geográfica compreendendo Portugal continental, a obra visa contribuir para o desvendar de muitas questões em voga nos actuais tempos de crise, permitindo, igualmente, pensar, repensar e elaborar políticas e estratégicas de “educação do empreendedorismo”, focadas essencialmente na realidade e contextos presentes, de forma integrada e precisa.
“Qual é a importância dos concursos de ideias para a criação de novas empresas e qual é o seu contributo para o desenvolvimento regional? É possível traçar um perfil do indivíduo empreendedor? De que forma do ensino superior pode contribuir para fomentar o empreendedorismo em seus estudantes e como os estudantes do Ensino Politécnico encaram o auto-emprego como alavanque de inserção na vida profissional?”. Estas são algumas das questões levantadas pela publicação prefaciada pelo Comendador Rui Nabeiro, Patrono do Concurso Poliempreende, e pelo Professor Sobrinho Teixeira, Presidente do Conselho Coordenadores dos Institutos Superiores Politécnico de Portugal.
O lançamento deste trabalho acontecerá no primeiro dia da “viagem”, nas águas do Tejo, a bordo do Barco do Empreendedorismo. O encerramento da iniciativa decorrerá nos serviços da presidência do IPL, em Benfica, nos dias 14 e 15 de Setembro, com a apresentação ao júri dos projectos candidatos ao Concurso Nacional da 8ª edição Poliempreende, incluindo o projecto InterAge (dos alunos do Curso Design de Ambientes, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão-IPVC), vencedor da Fase Regional.
EDIÇÃO DE 2010