Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Porto de Lisboa requalifica Pedrouços para grandes eventos náuticos
A Administração do Porto de Lisboa procede actualmente a obras de requalificação da Doca de Pedrouços, importante área da frente ribeirinha que esteve subaproveitada nos últimos anos e que, após esta intervenção, ficará habilitada para o acolhimento de grandes eventos náuticos internacionais.
A renovada Doca de Pedrouços acolherá já entre os dias 31 de Maio e 13 de Junho do próximo ano, a mais importante regata de circum-navegação, a VOR – Volvo Ocean Race, que se realiza de quatro em quatro anos.
Na edição 2008/2009 esta regata contou com mais de um bilião de seguidores em todo o mundo, envolvendo concorrentes de todos os continentes. A prova decorre em quatro oceanos diferentes e faz escala em 10 países, entre os quais Portugal nesta edição 2011/2012. É precisamente a etapa transatlântica entre os EUA e a Europa que terá como destino Lisboa, que será a única capital europeia deste evento.
A obra de requalificação da Doca de Pedrouços corresponde a um investimento de 6,2 Milhões de Euros e independentemente da VOR se realizar ou não em Lisboa, nunca seria em vão, face à valorização da área e à necessidade de recuperação estrutural da Doca, sobretudo do molhe montante, com um elevado risco de danos consideráveis.
Os trabalhos incidem na área marítima, com a recuperação dos molhes e muros da Doca e em terra, onde se procede neste momento à demolição de alguns edifícios, processo que finalizará no próximo mês de Setembro, sendo depois iniciadas as obras marítimas. As dragagens foram já executadas, a uma cota de menos cinco metros e meio ao zero hidrográfico. Será ainda criado um molhe interior, por forma, a evitar os efeitos de marés mais fortes. Em Fevereiro de 2012 a obra estará concluída e a organização da VOR poderá instalar as infra-estruturas necessárias para o apoio à regata.
A par desta intervenção, a Administração do Porto de Lisboa lançou um concurso público para construção e concessão do futuro Centro Náutico de Algés, que abrangerá duas parcelas de terreno daquela frente ribeirinha e terá como objectivo dar resposta às necessidades das embarcações de recreio. O concurso foi ganho pelo consórcio constituído entre a MSF e a Sopromar – Estaleiro Naval de Lagos. O contrato de concessão foi assinado no início deste mês e prevê a exploração desta infra-estrutura por um período de 27 anos. Os serviços ali prestados incluirão o estacionamento de embarcações a seco, carpintaria, serralharia, fibra, electrónica, actividades de elevação e suspensão de materiais e ainda uma loja náutica. Pretende-se ainda cativar equipas de competição de vela para a realização de estágios. Prevê-se que dentro de ano e meio o Centro Náutico de Algés esteja já em pleno funcionamento.
Artigos relacionados: