Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
SEQUESTRADO EM 2010 A CAMINHO DA BEIRA
Piratas somalis libertam o navio «MV PANAMÁ»
Piratas somalis libertaram terça-feira o navio “MV PANAMÁ” depois de receberem um resgate de 7 milhões de dólares, segundo noticia a “Voz da Rússia", citando um um dos piratas, que se identificou como Abdi.
Abdi declarou que a tripulação está livre e que o navio já deixou as águas da Somália. Não há informação sobre o estado de saúde dos marinheiros libertados.
O “MV PANAMÁ”, que tinha como destino o porto moçambicano da Beira, foi capturada a 10 de Dezembro de 2010 por um grupo de cinco piratas somalis, que se fazia transportar em duas lanchas rápidas, ao largo da costa tanzaniana junto à fronteira com Moçambique. Quando ocorreu o ataque, o navio, havia zarpado do porto de Dar-es-Salaam.
Para lograr os seus intentos, segundo o porta-voz da Força Naval da União Europeia – Somália (EUNAVFOR Somália), Per Klingvall, os piratas usaram lança-granadas durante o ataque ocorrido a cerca de 80 milhas náuticas (128 quilómetros) oeste da fronteira tanzaniana e moçambicana.
Na altura, foi considerado o segundo ataque no extremo sul da Tanzânia ocorrido naquele ano e visto como uma prova da expansão da actividade da pirataria no Oceano Índico.
O MV PANAMA, um navio para o transporte de contentores operado por uma companhia com sede nos EUA, transportava na altura do incidente 23 tripulantes, todos de nacionalidade birmanesa.
FONTE: RÁDIO MOÇAMBIQUE
Artigos relacionados: