Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
Países da SADC estudam cooperação no combate à pirataria
Os países da Southern Africa Development Community (SADC) precisam unir esforços para reforçar a segurança marítima na região, disse em Luanda o ministro da Defesa moçambicano, Filipe Nyusse.
O ministro moçambicano falava à Angop em Luanda, à chegada para assistir à reunião do conselho da SADC que teve lugar no passado fim de semana. Acrescentou que também há necessidade de os países da região deterem o controle de sua própria segurança, especialmente no mar.
O ministro disse que a SADC vai analisar a situação da segurança marítima e a imigração ilegal, tráfico de seres humanos e outras questões. "Hoje, temos sido confrontados com o fenómeno da pirataria, principalmente no Oceano Índico, perto da Somália, e vamos discutir estratégias, os esforços, forças e recursos comuns para superar este problema", disse ele.
Questionado sobre a realidade moçambicana em relação à imigração ilegal e pirataria, Filipe Nyusse disse que nenhum país está livre do fenómeno, como isso pode acontecer a qualquer momento e em qualquer nação.
Falando sobre a cooperação com Angola no setor militar, Filipe Nyusse considerou-o excelente, dizendo que há estudantes moçambicanos (oficiais das forças armadas) a receber formação em academias militares angolanas.
"Temos reuniões frequentes, partilha de informação. O ministro da Defesa angolano, Cândido Van-Dúnem, recentemente fez uma visita a Moçambique e Estado-Maior das Forças Armadas de ambas as nações têm estado em contacto permanente ", disse ele.
A SADC é composta por 15 Estados-membros: Angola, África do Sul, Botswana, Ilhas Maurícias, Lesotho, Malawi, Madagáscar, Moçambique, Namíbia, RD Congo, Suazilândia, Tanzânia, Zâmbia, Zimbabwe e Ilhas Seychelles.
FONTE: CARGO
Artigos relacionados: