Quem Somos
A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.
Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.
Newsletter
Clique aqui para se registar na newsletter.
Clique aqui para sair da newsletter.
Notícias
![]() |
ENCERRA ESTE DOMINGO, NO CAE - FIGUEIRA DA FOZ
Cais da Memória - 1930-1939
A 2 de Fevereiro de 1930 a Figueira da Foz é assolada por temporal medonho. Danos duros, como demonstram as fotos. Mês e picos volvido, a 18 de Março, há mais fotos, agora reportando os “efeitos de corrosão – depois dos Temporais de Fevereiro”.
Terá sido mais do que um, manda o plural da última legenda, terão sido violentos, manda a maiúscula que os nomeia.
A 29 de Julho, o mesmo ou outro fotógrafo cujo nome não chegou aos nossos dias sulca películas com “aspectos de assoreamento na Lota da Sardinha”.
A 24 de Agosto fotografa-se a Doca da Figueira em dia de regatas.
Passamos para 1933, Junho, Foz do Mondego. No mesmo ano mas sem dia nem mês registado, “Perré da margem esquerda do Braço Sul do Mondego (obras de construção).
Agora são instantâneos, antes eram “aspectos” – da praia, junto ao Forte de Santa Catarina, em Fevereiro de 1939; do cais acostável, em Agosto do mesmo ano.
Este é mais um vídeo – o quarto -, desembarcando no “Cais da Memória” que a Administração do Porto da Figueira da Foz disponibiliza na web, também em exposição no Centro de Artes e Espectáculos da Figueira da Foz.
Inaugurada a 23 de Julho de 2011, “Cais da Memória (I)” promete-se “primeiro episódio de uma viagem pela Figueira da Foz de outros tempos, olhando o vigor dos Homens que lhe ofereceram um porto, que lhe sangraram o belo estuário, pese a força indómita dos temporais que também por cá insistiram em esculpir ferrete”.
A exposição integra perto de uma centena de fotografias do Arquivo Histórico-Documental do Porto da Figueira da Foz (APFF, S.A.), num projecto desenvolvido por Bárbara Lopes da Fonseca.
Com organização da APFF, a iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal da Figueira da Foz, CAE e Jogo de Sombras.
O vídeo é composto por 37 fotos, disponíveis também em formato de site, aqui
“Vértices de Triangulação”, vídeo-foto disponível aqui
Veja ainda:
“Plantas do Porto e Barra da Figueira da Foz – 1801-1991”, vídeo-foto disponível aqui
“Cais da Memória - 1875-1928”, vídeo-foto disponível aqui
Cartaz da exposição
Artigos relacionados: