Portos de Portugal
Viagem ao Centro do Mundo

Porto de Viana do Castelo,
Alberga o maior estaleiro do País

Porto de Leixões
Referência na Região Norte do País

Porto de Aveiro
Uma solução Intermodal competitiva

Porto da Figueira da Foz
Promotor da Economia da Região Centro

Porto de Lisboa
Atlantic Meeting Point

Porto de Setúbal
Solução Ibérica na Região de Lisboa

Porto de Sines
Porta do Atlântico

Portos da Madeira
O Paraíso dos Cruzeiros

Portos dos Açores
A sua plataforma no Atlântico

Quem Somos

A APP – Associação dos Portos de Portugal é uma Associação sem fins lucrativos constituída em 1991, com o objectivo de ser o fórum de debate e troca de informações de matérias de interesse comum para os portos e para o transporte marítimo.

Pretende-se que a APP contribua para o desenvolvimento e modernização do Sistema Portuário Nacional, assumindo uma função que esteve subjacente à sua criação: constituir-se como um espaço privilegiado de reflexão e de decisão.



Newsletter

Clique aqui para se registar na newsletter.

Clique aqui para sair da newsletter.

Janela Única Logística



Notícias

Derrame de substâncias químicas testado em simulacro no Porto de Aveiro

Para verificar o cumprimento das exigências legais em vigor aplicáveis ao seu tipo de actividade, a AVEIPORT - Sociedade Operadora Portuária de Aveiro, Lda organizou, terça-feira de manhã, nas suas instalações, no Terminal Norte do Porto de Aveiro, um simulacro, para o qual contou com a ajuda dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. O exercício consistiu no derrame de substâncias químicas, seguido de incêndio.

“A essência do simulacro correu da melhor forma. E, como foi o primeiro feito naquela empresa, serviu para retirarmos conclusões sobre o que correu menos bem”, contou ao Diário de Aveiro Carlos Alberto Mouro, comandante dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.
“Serviu, ao mesmo tempo, para conhecermos as instalações da empresa e para mostrar o nosso trabalho e aquilo de que somos capazes”, sublinhou.

O exercício de simulação e de treino serviu, igualmente, para a empresa testar a eficácia do seu Plano de Emergência Interna e a resposta, em termos de rapidez, dos colaboradores da AVEIPORT perante uma situação de emergência nas instalações em análise. E, uma vez que foi o primeiro simulacro que aconteceu naquelas instalações, o exercício pretendia, igualmente, testar a adequabilidade dos meios existentes e as condições de funcionamento dos sistemas instalados.

As conclusões retiradas do exercício, que teve início pelas 10 horas e que terminou cerca de duas horas depois, serão, posteriormente, incluídas num relatório, que permitirá aos administradores da empresa melhorar os aspectos que possam não ter corrido da melhor forma. Dados esses que não foram, ainda, revelados.

No total, os Bombeiros Voluntários de Ílhavo destacaram para o local dez elementos, dois veículos de combate a incêndio e uma ambulância. “Foi um exercício de extrema importância para a empresa e, para nós, serviu de treino”, rematou o comandante da corporação.

FONTE: DIÁRIO DE AVEIRO

LEIA A NOTÍCIA EM FORMATO PDF

O Porto de Aveiro disponibiliza dois sites com reportagem fotográfica de simulacro realizado a 21 de Novembro de 2009 (Porto Azul 2009). O primeiro com 74 fotos georeferenciadas e o segundo com 129 fotos.
[ 1 ]    [ 2 ]
 
O mesmo exercício encontra-se também reportado em vídeo no Canal do Porto de Aveiro no YOUTUBE (6 vídeos).
[ 1 ]    [ 2 ]   [ 3 ]    [ 4 ]   [ 5 ]    [ 6 ]